Viagens esporádicas ao Rio de Janeiro e um gosto crescente pela história do Brasil. E isto apenas para citar duas das circunstâncias que motivaram o professor Sergio Cruz Lima a escrever as publicações doadas para a Biblioteca da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na última semana. Egresso do curso de Filosofia da Universidade, desde 1962, Lima entregou os livros de sua autoria ao vice-reitor, José Carlos Bachettini Júnior, e à coordenadora da Biblioteca, Cristiane de Freitas Chim.
“Minha área de formação não é a história, mas me encantei de tal forma que me dediquei a ela. Então, fazendo minhas pesquisas, resolvi escrever sobre a história do Brasil da Velha República até Jango [o ex-presidente João Goulart]. Depois, acabei continuando de Jango para cá”, comentou Lima, sobre a obra de três volumes, cujos dois primeiros – “A república maltrapilha: Da quartelada de Deodoro à ponchada de Vargas” e “A república aos tropeços: Do populismo de Vargas à defenestração de Jango” – já foram concluídos. O terceiro volume, que acompanha a história brasileira até os dias atuais, deve estar pronto em setembro de 2011.
O outro livro, “Meu encontro com Zé Carioca”, escrito em 2005, conta as impressões de Lima sobre a capital do Rio de Janeiro a respeito dos mais diversos temas, como gastronomia, turismo e cultura.
Os livros doados por Lima já estão disponíveis para locação na Biblioteca do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). Além de professores, funcionários e alunos da Instituição, podem ter acesso às publicações alunos de escolas de Ensino Médio. Estes, porém, apenas com consulta no local.