/ Notícias / Biblioteca da UCPel inaugura novo conceito
Biblioteca da UCPel inaugura novo conceito
30.07.2013 | 13:41 | #institucional
Biblioteca da UCPel inaugura novo conceito
Nesta segunda-feira (29), com o retorno às aulas, uma das principais novidades na recepção aos alunos foi a inauguração do novo conceito da Biblioteca do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Durante a cerimônia que oficializou a reabertura do espaço, dedicada a homenagear o primeiro reitor da UCPel, Monsenhor Malomar Lund Edelweiss, o Padre Aldo Lorenzoni parabenizou os alunos da Universidade por terem ganhado um espaço humano de acesso aos livros e lembrou das ações do velho amigo: "Malomar compreendia que uma instituição de ensino superior sem biblioteca seria uma escola sem alma, sem espírito".

Visando proporcionar mais conforto aos alunos e melhorar a funcionalidade da área de estudo, o projeto arquitetônico, desenvolvido pelo Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura da Universidade (EMEA/UCPel), resulta de um conjunto de ações. Ao elogiar o trabalho realizado pelo EMEA, o reitor José Carlos Bachettini Júnior disse que uma universidade sem livros é como um hospital sem remédios. “Pode faltar dinheiro para qualquer coisa, mas não pode faltar dinheiro para remédios e livros”, destacou.

A escolha dos materiais utilizados na reforma também foi feita de forma detalhada. A opção por paredes de gesso ou de vidro temperado e a escolha de um piso adequado asseguram a melhora no isolamento acústico. “Mas não foram apenas as partes visual e acústica que receberam atenção, a rede Wi-Fi também foi ampliada e atenderá melhor as necessidades da comunidade acadêmica”, explica a arquiteta do EMEA, Luciane Cardoso.

Além disso, com o redirecionamento da área de estudo, o barulho da rua Gonçalves Chaves está sendo minimizado. A mudança na disposição do ambiente proporciona, ainda, a valorização do espaço físico. Após a reforma torna-se possível acomodar em torno de 130 pessoas, o que corresponde a um aumento de aproximadamente 45% no ambiente.

A coordenadora das Bibliotecas da UCPel, Cristiane de Freitas Chim, ressalta que, além dos aspectos estético e funcional, a remodelação proporciona um maior envolvimento com o acervo. “Os estudantes poderão solicitar aos atendentes para que eles mesmos realizem a pesquisa dos livros nas prateleiras, o que possibilita uma ação pedagógica mais ampla e não apenas mediada pelo computador”, destaca. Ainda no mês de agosto será inaugurada a nova biblioteca do Centro Acadêmico do Hospital Universitário São Francisco de Paula.

Renovação on line
O site da UCPel já possibilitava a consulta de todo o acervo da Biblioteca de forma ágil e segura. Mas, para facilitar ainda mais a vida da comunidade acadêmica, também está sendo viabilizada a renovação de livros pela internet. Só não serão autorizadas as renovações caso exista alguma ocorrência de débito ou reserva do material. Para mais detalhes sobre o serviço os alunos deverão se dirigir à Biblioteca do Campus I.