/ Notícias / Berço da UCPel, Pelotas comemora 203 anos nesta terça (07)
Berço da UCPel, Pelotas comemora 203 anos nesta terça (07)
07.07.2015 | 14:03 | #institucional
Berço da UCPel, Pelotas comemora 203 anos nesta terça (07)
Tratar Pelotas com o carinho e cuidado que se aplica à própria casa. É com essa motivação que a Universidade Católica (UCPel) se dedica ao bem-estar de sua cidade-natal e de seus habitantes. Nesta terça-feira (07), quando o município completa 203 anos, o momento também é de revisitar a história e ver o impacto positivo que a Instituição tem gerado para além da formação de profissionais das diversas áreas do conhecimento, seja em atividades ligadas à educação e comunicação; à vida e à saúde; ao campo jurídico, econômico e social; às engenharias e tecnologias; ou em abrangência filosófica, religiosa e teológica.

São milhares de atendimentos mensais no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, no Laboratório Escola de Análises Clínicas (Leac) e nas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), além dos serviços de Psicologia e Fisioterapia na comunidade. Projetos como o Laboratório de Engenharia Civil, Regularização Fundiária e Casa Pallet beneficiam a população e servem como treinamento prático na formação de diversos estudantes das áreas de Engenharia, Arquitetura e afins, não apenas da Católica, mas de outras instituições de ensino da região. Pelas ondas da Rádio Universidade (RU) e pelo sinal da TV UCPel, informação de qualidade chega a centenas de milhares de residências, tanto por aparelhos convencionais quanto pela Internet. Comunidades regionais, como da Vila da Princesa, da Colônia Z-3 ou da Ilha dos Marinheiros, veem-se refletidas nas páginas dos jornais comunitários e nas fotografias produzidas no curso de Jornalismo. E o registro da trajetória do povo que construiu a cidade de Pelotas mesmo antes da Universidade existir está preservado pelo Laboratório de Acervo Digital.

A Católica está presente em cinco escolas municipais e estaduais por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), capacitando futuros educadores. Também é com educação exemplar que o Lar da Criança São Luiz Gonzaga atende mais de 70 crianças. No Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (CETRES), cerca de 700 idosos desenvolvem atividades de valorização a esta faixa etária tão significativa na vida comunitária. Quando o assunto assume contornos jurídicos e econômicos, a UCPel também marca presença por intermédio da Assistência Judiciária; do Núcleo de Assessoramento Fiscal; do Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa); e dos projetos Sebraetec; Negócio a Negócio; Redes de Cooperação; Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação; Educação Empreendedora e Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic). Já o Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania (PAIC), focado em atender indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade social, alcançou em 2015 a marca de 2,1 mil pessoas de variadas instituições da zona Sul do Estado incluídas digitalmente e socialmente.

Todos esses dados reforçam a identidade da Católica como Universidade Comunitária que, constantemente, apresenta ao seu povo possibilidades de transformar a própria realidade socioeconômica e cultural. Por isso e muito mais, a UCPel tem o prazer de parabenizar Pelotas com a sensação de quem tem feito a sua parte na construção da cidade que todos queremos ter.