/ Notícias / Bento XVI consagra oficialmente Dom Jacinto como arcebispo
Bento XVI consagra oficialmente Dom Jacinto como arcebispo
29.06.2011 | 17:27
Bento XVI consagra oficialmente Dom Jacinto como arcebispo
Ser arcebispo tem como um de seus atributos dividir a honra e a responsabilidade de ser uma extensão do ministério papal nas mais diversas partes do mundo. E foi por isso que, na última quarta-feira (29), aplaudido por ocasião de sua consagração oficial como arcebispo metropolitano da agora Arquidiocese de Pelotas, o chanceler da Universidade Católica (UCPel), Dom Jacinto Bergmann, pediu aos fiéis ajuda para ser digno do pálio sagrado, recebido das mãos de Bento XVI. A cerimônia ocorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde, junto a Dom Jacinto, outros 39 arcebispos do mundo todo foram consagrados, recebendo a insígnia litúrgica símbolo de honra e jurisdição.

Entre os representantes de Pelotas na solenidade que marcou também os 60 anos de ordenação do Papa estiveram o reitor da UCPel, Alencar Mello Proença; o vice-reitor, José Carlos Bachettini Júnior; o diretor executivo da Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (Spac), Sérgio Cardoso; e a irmã de Dom Jacinto, Ana Bergmann. “A cerimônia foi extraordinária em todo o seu conteúdo, uma verdadeira aula de Teologia, belíssima e de conteúdo extremamente profundo”, comentou Proença, fazendo alusão à homilia feita pelo sumo-pontífice na ocasião. “[O pálio] pode recordar-nos em primeiro lugar o jugo suave de Cristo que nos é colocado aos ombros. É um jugo de amizade, o jugo da sua vontade, que é uma vontade de verdade e de amor”, disse Bento XVI. “Assim, para nós, é, sobretudo, o jugo de introduzir outros na amizade com Cristo e de estar à disposição dos outros, de cuidarmos deles como Pastores”.

Em Pelotas, a cerimônia de celebração da oficialização da Arquidiocese está marcada para o dia 07 de julho, às 19h30min, na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula.

Nomeação
Desde o mês de abril, a cidade deixou de ter sua Diocese para sediar uma Arquidiocese Metropolitana, incluindo, também, as dioceses de Bagé e Rio Grande. Até então, o Rio Grande do Sul possuía apenas a Arquidiocese de Porto Alegre, que congregava as 18 dioceses do estado, sendo a maior do mundo, com 13,5 mil quilômetros quadrados.
Fotografia: Sérgio Corrêa
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?