/ Notícias / Bate-papo promove intercâmbio entre tambor e hip hop pelotense
Bate-papo promove intercâmbio entre tambor e hip hop pelotense
Bate-papo promove intercâmbio entre tambor e hip hop pelotense

Neste domingo (10), às 18h, a Biblioteca Pública Pelotense recebe o bate-papo “Ritmo e Poesia no beat e no tambor pelotense”. A atividade conta com a coordenação do pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Aleksander Antunes, e integra a programação paralela da Feira do Livro.

Com a proposta inicial de experimentação, o debate irá contar com a participação do rapper e beatmaker Mano Rick, do mestre griô e percussionista Dilermando Freitas, do professor e pesquisador de música José Everton, e do DJ Vagner Borges. A atividade será a primeira de uma série que busca proporcionar intercâmbios entre as cenas locais percussivas e do hip hop.     

A proposta de reunir os dois movimentos busca auxiliar na construção de uma identidade original e faz parte do estudo desenvolvido por Aleksander na UCPel. Utilizando o conceito de ‘articulações subalternas’, o pesquisador propõe criar um núcleo de troca de saberes etno-musicais, tendo como eixo as culturas de matriz afro da região.

A partir das novas articulações, a intenção é demonstrar a força da identidade gaúcha negra, que ainda prossegue bastante invisibilizada como em nível nacional. O bate-papo integra os eventos propostos pelo Coletivo Autores de Pelotas, que conta com uma programação paralela à Feira do Livro. Até o dia 17 de novembro, outras atividades do grupo ocorrerão na cidade. Mais informações estão disponíveis na página www.facebook.com/EuLeioPelotas  

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?