/ Notícias / Bate-Papo com jornalista da Zero Hora anima futuros profissionais
Bate-Papo com jornalista da Zero Hora anima futuros profissionais
03.05.2012 | 17:47 | #jornalismo
Bate-Papo com jornalista da Zero Hora anima futuros profissionais
A editora de Política do jornal Zero Hora, Rosane de Oliveira, esteve na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na noite do dia 2. A jornalista começou o bate-papo com os estudantes do curso de Comunicação Social dizendo que o evento não era uma palestra e sim uma conversa. Os alunos de Jornalismo da UCPel e também da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) puderam perguntar de tudo um pouco. O palco foi o Auditório Dom Antônio Zattera. O evento integrava as atividades comemorativas do aniversário da Zero Hora.

Entre as perguntas vindas de alunos curiosos e ansiosos por aprender algo novo, Rosane contou parte de sua jornada da faculdade até o emprego atual e os fatos que considera mais marcantes em 30 anos de Jornalismo. “Quando entrei na faculdade a moda era querer ser correspondente internacional. Eu também queria escrever. Não virei correspondente, mas as prioridades mudam. Não reclamo do que faço”, comentou.
As dicas para os futuros jornalistas foram várias. Desde o posicionamento em conflitos – que ela destacou que deve ser evitado - até a premissa de não desistir do que se quer.

Quando questionada pela aluna do sétimo semestre da UCPel, Carolina Marasco, sobre o diploma e se o considera importante para um bom profissional no Jornalismo, Rosane diz que é fundamental aprender a técnica sobre o que se faz e defender o jornalista fazendo a função de jornalista. Ela ainda exemplificou dizendo que alguém que sabe muito sobre Direito não pode exercer a profissão sem antes passar por anos na universidade e passar pela prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O valor que Rosane diz considerar mais importante para o jornalista é a independência. “Se você se posicionar a favor de um político, por exemplo, na minha opinião perde a credibilidade para falar sobre o assunto. Devemos nos manter independentes nesse sentido”.
E para quem tinha curiosidade sobre o dia a dia da profissão e a redação de um jornal, Rosane contou vários casos. “O jornalista deve estar preparado para as adversidades”, arrematou.

Texto: Míriam Rosa, estudante de Jornalismo da UCPel