Na manhã do dia 4, a Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC), mantenedora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realizou a solenidade de lançamento do seu Balanço Social 2006. Com a presença de convidados e representantes da comunidade, o diretor executivo da SPAC, Sérgio Ávila Cardoso, juntamente com o Presidente da instituição e Chanceler da UCPel, Dom Jayme Chemello, e o reitor Alencar Mello Proença apresentaram os dados do instrumento que procura dar retorno à sociedade das ações que desenvolve.
O Balanço, hoje em sua terceira edição, foi uma iniciativa dos próprios alunos da instituição. No conteúdo, o instrumento apresenta dados institucionais, de cidadania, saúde e meio ambiente, ensino e pesquisa, além de cultura e lazer.
Dados do Balanço apontam que mais de 42 mil pessoas, entre adultos, idosos e crianças, fazem parte do impacto social de 26 projetos sociais desenvolvidos pela Universidade. Além disso, o instrumento mostra dados variados a respeito do âmbito cultura e lazer, que envolve projetos como Coral, UCPel Esporte, Pelotas Memória, Memorial do Theatro Sete de Abril, incentivo artístico-cultural – com apoio ao grupo Tholl, Bolsa de Arte, Memória Fotográfica, entre outros.
O Balaço Social 2006 pode ser conferido via internet, através do site
http://spac.ucpel.tche.br.