/ Notícias / Baile de Carnaval cria ambiente lúdico para o ensino da Cultura Pelotense
Baile de Carnaval cria ambiente lúdico para o ensino da Cultura Pelotense
22.09.2014 | 10:43 | #pedagogia
Baile de Carnaval cria ambiente lúdico para o ensino da Cultura Pelotense
Acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid), que atuam na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Medianeira, realizaram, na terça-feira (16), um baile de carnaval. A iniciativa baseia-se na temática Cidades Educadoras: a cidade como ferramenta de educação, na qual, através de eixos - como Cultura Charqueadora, Carnaval e Futebol -, propõem uma nova perspectiva educacional diante da cultura e da história de Pelotas. 

O Carnaval constitui um aspecto importante do município, já que Pelotas foi referência no país. Diante disso, as acadêmicas se propõem a realizar esse resgate histórico. De acordo com a integrante do Pibid, Roselaine Jurgina, a ideia foi promover um baile de salão, como os de antigamente. "Pensamos em um espaço no qual as crianças pudessem interagir umas com as outras, vivenciando contextos da época”, disse. Segundo ela, esse resgate histórico - composto pela aula explicativa e o baile -, tem o objetivo de trabalhar o aspecto lúdico da aprendizagem infantil pelo elemento histórico, resgatando os valores que fazem parte da cultura regional e da cidade. Roselaine diz acreditar em uma educação que vai além dos muros escolares e que faz parte do dia a dia. 

Na festa, parte da Escola de Samba Mirim Explosão do Futuro esteve presente, realizando apresentações e desfiles. Para o 1° mestre-sala, Maik Dias, de 12 anos, a participação foi uma ótima oportunidade de mostrar o trabalho e o esforço que toda a Escola mantém durante o ano e que só é reconhecido na época de Carnaval.

Eixos temáticos
No projeto Cidades Educadoras já foi abordado o eixo da Cultura Charqueadora de Pelotas, quando foi realizada, juntamente com os alunos, a produção do charque. Na ocasião, a carne foi salgada e todos os processos do charque foram feitos. Com a produção, foi preparado um carreteiro. 

Após a temática do Carnaval, o próximo eixo será o Futebol. “Levaremos os alunos para conhecer os estádios pelotenses e também trabalharemos atividades pedagógicas, contextualizando a história: como era a sociedade ontem e como ela se transformou até os dias de hoje”, conta Roselaine.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?