No dia 1º de outubro, na livraria da Universidade Católica de Pelotas (Educat/UCPel), autores e admiradores da área da filosofia reuniram-se para o lançamento de duas obras. “Diálogo Crítico-Educativo II: O Sujeito Educativo” e “Ética Empresarial: do Diálogo à Confiança na Empresa” foram as publicações que chegaram às mãos do público. O evento é parte da programação do 4º Seminário Pensamento Crítico, que ocorre na Universidade.
A primeira obra é organizada por Jovino Pizzi, da UCPel, Gomercindo Ghiggi e Sandro Pitano. A publicação traz os resultados do 3º Seminário Internacional Pensamento Crítico, realizado em 2007, com a participação de pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
Reunindo, ao todo, 13 textos, o livro conta com a representação do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UCPel, por intermédio do professor Pizzi e da professora Vini Rabassa da Silva. É deles a autoria dos textos “Filosofia, ciências sociais críticas e práticas educativas” e “Política social no Brasil: um ensaio crítico sobre a seguridade social no século XXI”, respectivamente.
Já a publicação “Ética Empresarial” foi concebida pelo pesquisador espanhol Domingo García-Marzá, que estava na UCPel para palestrar no Seminário Pensamento Crítico. Segundo o autor, o tema está “na moda”. “A própria sociedade exige mais das empresas. É muito importante porque, se elas não respondem, perdem credibilidade e confiança. A empresa que não se dedica à ética perde, inclusive financeiramente”, destacou. Segundo ele, a temática pode ser aplicada a todo tipo de instituição. O livro de García-Marzá contou com a tradução do professor Jovino Pizzi.