/ Notícias / Autobiografia do jornalista pelotense Sérgio Cabral está disponível na Biblioteca
13.04.2021 | 10:56 | #jornalismo

A Biblioteca da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu a doação da autobiografia do jornalista pelotense Sérgio Cabral, intitulada “Que Fase!”. Falecido em novembro de 2020, o profissional colecionou amigos ao longo da vida e, agora, conquista novos leitores através de sua obra.

Ao longo da vida profissional, Cabral desenvolveu uma estreita relação com a UCPel. Com passagens pela Rádio Universidade e TV UCPel, foi responsável por influenciar muitos estudantes do curso de Jornalismo a seguirem o caminho do jornalismo esportivo.

De acordo com Natália Cabral, filha do jornalista, a ideia de doar a obra às universidades foi do assessor de comunicação e grande amigo de seu pai, William Machado. “Logo pensei na Católica, onde meu pai tem uma história. Ele adorava acolher os alunos da comunicação, quando tinha alguma confraternização ele estava lá. Quando fiz a entrega dos livros, fiquei olhando para o prédio do Campus I, foi emocionante”.

Que fase! Sua obra e sua vida

Em sua autobiografia, Cabral relembra como foi sua infância e comenta sobre suas paixões: futebol, samba e jornalismo. O jornalista começou a escrever a sua história no começo da pandemia do novo coronavírus, e pretendia lançar a obra no último mês de dezembro, período em que também ocorria Prêmio Multiesporte, idealizado por ele e que homenageava personalidades esportivas.

Com o objetivo de publicar a obra e realizar a última vontade do pai, seus quatro filhos promoveram campanhas para captação de recursos. Por ser muito querido pela comunidade pelotense, a meta foi alcançada. Além de todo o reconhecimento profissional, o jornalista colecionava colegas, amigos e admiradores.

Um deles é o jornalista Leandro Lopes, que se emociona ao falar sobre o amigo de quem foi colega no Diário Popular. “Foi um privilégio conviver com o Cabral. No jornalismo esportivo ele fez história. Sempre com uma boa relação, transitou com facilidade por todos os clubes e levou informações aos seus leitores e ouvintes, com muito carinho e dedicação. Foi um professor na escola da vida. Posso dizer que sou uma pessoa mais feliz e um ser humano melhor por ter aprendido tanto com ele no dia a dia da redação”, conta Leandro.

Os três exemplares do livro estão disponíveis na biblioteca da universidade. Quem tiver interesse em adquirir o livro Que fase!, pode encontrá-lo nos pontos de venda: Posto Paulo Moreira (Av. Dom Joaquim), Livraria Vanguarda, Livraria Mundial e pelas redes sociais Instagram @livrosergiocabral, e Facebook @festamultiesporte.

Redação: Bruno Bohm