/ Notícias / Aula Inaugural e lançamento de livro de fundador da Medicina ocorrem nesta quinta-feira (18)
17.04.2013 | 18:01 | #medicina
Uma traqueostomia de emergência em um restaurante de Porto Alegre levou o médico formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Luciano Bastos Moreira, ao noticiário nacional. Coordenador do curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) por 14 anos, o médico falará, nesta quinta-feira (18), aos alunos da instituição onde se formou. O tema será Formação Médica. Na mesma ocasião, um ícone da Medicina da UCPel estará lançando um livro que reúne mais de 55 anos de experiência em embriologia médica. O professor Moacir Jardim, primeiro docente do curso da Católica, foi, também, professor de Moreira, que integrou sua equipe de cirurgia. A atividade ocorre no Auditório Dom Antônio Zattera, às 19h30min.

Doutor em Clínica Cirúrgica, Moreira formou-se na UCPel em 1974. Em agosto do ano passado, esteve nos noticiários nacionais por uma cena de filme: com uma faca de serra e uma caneta, fez uma traqueostomia de emergência e salvou a vida de um idoso de 81 anos que engasgou-se em uma churrascaria da capital gaúcha. Em sua carreira, dedicou-se especialmente à cirurgia de esôfago, tendo sido professor de Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Ao ministrar a Aula Inaugural da Medicina da Católica, Moreira encontrará o mestre Moacir Jardim, que, na ocasião, apresenta a obra Embriologia Médica. Com 230 páginas, o livro mostra a formação do organismo humano e seus desvios. O desenrolar da gestação e análise dos fatores que interferem no processo estão presentes na obra. Ilustrada e baseada em 65 referências bibliográficas, o livro inclui ainda homenagens ao fundador da UCPel, Dom Antônio Zattera, e ao primeiro diretor da Faculdade de Medicina, Franklin Olivé Leite.

O professor acumula experiência na área desde 1958, quando foi monitor na Faculdade de Medicina de Minas Gerais. Na UCPel, sempre foi o responsável pela disciplina. Embriologia Médica é o primeiro livro individual de Jardim. "Sempre é uma aspiração do professor escrever um livro sobre sua área, para facilitar o estudo dos alunos. É uma obra atualizada que vai ajudar o estudante a compreender a anatomia e a histologia", adiantou.

Veja aqui vídeos sobre a atuação do médico Luciano Moreira:
- Zero Hora
- SBT