Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Engenharia de Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) integra as ações realizadas pela Hora do Código. A ação acontecerá simultaneamente em mais de 180 países e atinge dezenas de milhões de estudantes através da realização de atividades na área da programação e de novas tecnologias. Neste ano, o encontro ocorrerá entre os dias 05 e 11 dezembro em todo o mundo.
Na UCPel, as atividades serão gratuitas e ocorrerão no dia 09 de dezembro, às 15h, nos Laboratórios de Informática do Campus I da UCPel. Para participar, não é necessário ter experiência em programação. As vagas são destinadas preferencialmente para alunos do Ensino Médio, mas qualquer interessado pode participar
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Computação da UCPel, professor Leandro Zafalon Pieper, a Hora do Código é uma atividade de uma hora sobre a ciência da computação, criada para desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos desta ciência.
Conforme a instituição pública Code.org, organizadora do evento, todo aluno deveria ter a oportunidade de aprender ciência da computação, pois ela ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas, lógica e criatividade.
As inscrições para participar do evento na UCPel são gratuitas e podem ser feitas
aqui.
Hora do Código
A Hora do Código é organizada pela Code.org, uma instituição pública sem fins lucrativos dedicada a promover e a tornar a ciência da computação disponível ao maior número de escolas possível. A ação é voltada também para incentivar a participação das minorias sociais, empoderando, por exemplo, mulheres e negros à participação nesta área. Hoje, a Code.org já conta com o apoio e incentivo de um grupo de parceiros sem precedentes na realização da Hora do Código — dentre eles Microsoft, Apple, Amazon, Boys and Girls Clubs of America e College Board. Mais informações sobre este movimento global
aqui.