/ Notícias / Atividade da UCPel promove conversas sobre saúde mental na comunidade
Atividade da UCPel promove conversas sobre saúde mental na comunidade
23.06.2023 | 18:01 | #psicologia
Atividade da UCPel promove conversas sobre saúde mental na comunidade

Uma atividade do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realiza, em diversos locais do município, discussões sobre promoção e prevenção da saúde mental. A ação faz parte de uma disciplina extensionista com foco na atenção básica.

Também chamada de atenção primária, a atenção básica abrange um atendimento inicial aos usuários do sistema de saúde. Uma “porta de entrada”, que tem como objetivo orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravamento e organizar o fluxo dos serviços médicos dentro do sistema.

Após um período trabalhando com a teoria em sala de aula, acadêmicos do quinto semestre do curso de Psicologia da UCPel elaboram projetos que são levados à comunidade local. Os  lugares e grupos que serão atendidos são de escolha dos próprios discentes. “Neste trabalho os alunos têm oportunidade de adquirir um conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos e atuação social”, comenta a professora Rosane Feijó.

Entenda a ação

Nas visitas os acadêmicos da UCPel estimulam diálogos sobre temáticas como bullying, violência, empatia e ansiedade. Locais como a Sociedade Espírita Assistencial Dona Conceição, a Unidade Básica de Puericultura, o Centro de Extensão em Atenção à Terceira (CETRES/UCPel) e escolas públicas estão entre os escolhidos pelos alunos. Nesta quinta-feira (22), a ação aconteceu no Colégio Estadual Félix da Cunha.

Durante uma aula de Projeto de Vida — componente obrigatório do novo ensino médio — as alunas conversaram sobre os sentimentos do dia dos alunos e puderam aplicar a teoria que aprendem na sala de aula. Para a acadêmica Diuly Damaceno a experiência é um momento único, “conseguimos realmente entrar em contato com as pessoas e executar um pouco do que aprendemos”, declara.

Confira no vídeo abaixo um pouco sobre a visita ao Colégio Estadual Félix da Cunha.

Vídeo e edição: Leandro Lopes
Reportagem: Caroline Albaini