Atividade adianta celebração de dia contra trabalho infantil
11.06.2010 | 17:53
O Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil será comemorado oficialmente só no sábado (12). Mas, para adiantar a data e a reflexão, a Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Pelotas (Competi) promoveu uma mobilização no centro da cidade, no último dia 09. Entre as instituições parceiras da atividade, esteve a Universidade Católica (UCPel).
Quem passou pelo calçadão da rua Andrade Neves na manhã da quarta-feira, recebeu folderes explicativos sobre o trabalho da Competi na cidade e prestigiou a exposição de desenhos feitos pelas crianças acompanhadas pelo Conselho e a participação da banda musical do 4º Batalhão de Polícia Militar de Pelotas.
A campanha enfocou o tema “Quem ama protege”, referindo-se à responsabilidade da comunidade para evitar ou, pelo menos, denunciar casos de trabalho infantil e assim possibilitar a reversão do quadro. “A intenção é conscientizar a população das consequências geradas pelo trabalho infantil”, disse a representante da Secretaria Municipal de Cidadania, Ana Paula Prazeres.
Para a professora da UCPel e presidente da Comissão, Matilde Contreras, a participação da população nesse monitoramento é bastante válida. Prova disso é o reconhecimento que a cidade tem no Brasil pelos índices de melhorias na área do controle de trabalho infantil. “Pelotas já foi escolhida como cidade exemplo em todo o país e sentimos que, quanto mais o Programa funciona, vai ficando menor a quantia de crianças trabalhando. É algo palpável”, destacou.
Denúncias sobre ocorrências de trabalho por menores podem ser feitas ao Conselho Tutelar, pelos telefones (53) 3227.2737 e 9118.1661.