Em sua segunda edição, a mesa redonda que tem como tema o Prontuário Médico-hospitalar ocorre na próxima quinta-feira (10), no Auditório Central da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento, uma promoção do Centro de Ciências da Vida e da Saúde e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), contará com um debate entre o médico Magno José Spadari, o advogado Diego Mariante Cardoso e o promotor público Paulo Charqueiro.
De acordo com o diretor-técnico do HUSFP, Ernesto Sousa Nunes, a escolha dos profissionais responsáveis pelo debate veio da importância da abordagem tanto para a área de saúde, quanto para o campo judicial. “O prontuário reúne uma série de documentações que contêm todo o histórico do paciente, enquanto hospitalizado. Entretanto, muitas vezes ele não é realizado ou é realizado com má qualidade, o que vai repercutir nos processos judiciais que profissionais e instituições de saúde recebem de pacientes ou familiares”, explicou. “O prontuário bem elaborado é um meio em que o profissional da Justiça se apóia para decidir se ocorreram problemas como imperícia, negligência ou erro médico. Daí a importância de exercitar este hábito em profissionais e estudantes da área de saúde”.
A mesa redonda “Prontuário Médico-hospitalar ocorrerá no Auditório Central da Universidade (rua Gonçalves Chaves, 373), a partir das 19h. A entrada é franca.
Festividades
A atividade desta quinta-feira é um dos eventos promovidos em função das comemorações dos 45 anos do curso de Medicina, dos cinco anos do curso de Fisioterapia e dos 50 anos do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).
Dr. Ernesto Sousa Nunes, idealizador do evento