/ Notícias / Assinado convênio entre UCPel e Hospital Espírita de Pelotas
Assinado convênio entre UCPel e Hospital Espírita de Pelotas
11.03.2022 | 15:03 | #medicina
Assinado convênio entre UCPel e Hospital Espírita de Pelotas

“Uma experiência muito diferente, uma oportunidade única. Meu conhecimento aumentou muito, estou mais confiante como uma futura médica”. O depoimento da aluna do 5° ano da Medicina, Katryn Bartz, resume a importância da parceria assinada nesta sexta-feira (11) entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Hospital Espírita de Pelotas (HEP). O acordo prevê a realização de plantões de atendimento psiquiátrico pelos acadêmicos do 5° e 6° anos, matriculados no estágio curricular obrigatório.

A parceria foi oficializada durante uma cerimônia na reitoria da UCPel, com a assinatura do contrato pelo reitor da universidade, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, e o diretor-presidente do Hospital Espírita de Pelotas, Carlos José Jardim. Até dezembro de 2022 o HEP irá receber, por semana, 10 alunos da Medicina da Católica para o estágio de  Urgência e Emergência Psiquiátrica.   

Durante o evento, o reitor destacou que a parceria será um acordo de cooperação com a intenção de qualificar o Sistema de Saúde Público. Especialmente, também irá contribuir para tornar Pelotas referência do ensino universitário na área da saúde. “Queremos transformar a maior escola médica do estado na melhor escola médica do país. Da mesma forma, vamos cooperar com uma instituição importante, responsável por amenizar o sofrimento de muitos pacientes, disse.  

Para o diretor-presidente do HEP, a atuação dos acadêmicos da Medicina irá revigorar o hospital e trazer novos conhecimentos para toda a equipe. “Os acadêmicos encontrarão no HEP um campo rico e fertil e também irão contribuir para oxigenar as nossas práticas atuais”, comentou.  

Já a coordenadora do curso de Medicina, professora Regina Bosembecker, destacou que a parceria com o Hospital Espírita qualifica os cenários de atuação dos acadêmicos do curso. “Como formamos médicos generalistas, eles precisam estar aptos para prestar atendimento em inúmeras situações”, avaliou.   

Também estiveram presentes na cerimônia o pró-reitor acadêmico da UCPel, Ezequiel Megiato; a pró-reitora administrativa, Magda Westermann; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Moema Chatkin; o coordenador  de pesquisa e pós-graduação stricto sensu e do Núcleo de Saúde Mental, Ricardo Pinheiro; a coordenadora dos estágios do curso de Medicina, Martha  Abuchaim; a vice-presidente do HEP, Maria Helena Neves da Silveira; o diretor-técnico do HEP, Augusto Martins Lucas Bittencourt; e o administrador do HEP, Tiago Martinato.


Redação: Alessandra Senna 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?