Os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) buscaram inspiração nas diversas faces da mulher para compor conceitos e looks criativos em seus trabalhos de fim de semestre. Além de uma peça confeccionada e desfilada, todos os detalhes que envolvem a criação de uma coleção tiveram que ser pensados e apresentados pelos acadêmicos do quarto semestre.
Durante as apresentações, que ocorreram na terça-feira (30), diversas mulheres ganharam novas formas e cores. O empoderamento da personagem Bridget Jones, usada para valorizar mulheres consideradas plus size abriu a noite. A coleção desenvolvida para tamanhos entre 44 e 52 foi idealizada para ser minimalista e valorizar a silhueta. “Minha coleção buscou exaltar a consciência da mulher sobre o seu corpo”, explicou a acadêmica Arantxa Appen.
Também tiveram espaço nos projetos princesas, bruxas, atrizes de Hollywood e personagens bíblicos. A decoradora nova-iorquina Iris Apfel foi a inspiração escolhida pela acadêmica Jéssica Madruga Silva. Os looks excêntricos do ícone de estilo foram reinterpretados pela estudante, que desenvolveu um conceito de coleção colorido e usável para o dia a dia. “A minha inspiração tem um estilo de vida alegre, para frente, colorido, vintage. É uma figura forte mas com sofisticação”, avaliou Jéssica.
Vestir travestis para ambientes de trabalho formal foi a ideia do acadêmico Juliano Soares. “O conceito da minha coleção tem como objetivo promover a inclusão social do travesti”, contou. De acordo com o acadêmico, através da roupa o público alvo da coleção poderá pensar em diversificar as formas de atuação profissional. “Falta oportunidade para o travesti se ver no mercado de trabalho, de se ver fazendo algo diferenciado”, disse.
Os trabalhos do quarto semestre foram avaliados pela banca de professoras Tereza Duarte, Lilian Fetzer e Ana Timm Soares para disciplina de Integração de Design de Moda. Além do quarto semestre, ainda apresentam trabalhos os acadêmicos do segundo, no dia 06 de julho, às 18h, e os do primeiro semestre, no dia 07 de julho, também às 18h. A apresentação dos trabalhos ocorre no Espaço Multiuso do Campus II da UCPel e é aberta a interessados.