O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cristiano Klinger, e a coordenadora da educação a distância da Instituição, Gabriela Jurak de Castro, publicaram artigo no International Journal of Wine Business Research. A pesquisa com representantes de 123 vinícolas brasileiras analisou a orientação estratégica dos gestores relacionada à diferenciação de posicionamento de mercado e o seu impacto no desempenho mercadológico.
Participaram da pesquisa 123 vinícolas localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia e Pernambuco. De acordo com o professor Cristiano, a escolha do tema para análise se deu devido ao crescimento do mercado vinícola no Brasil. “Especialmente na nossa região tem se desenvolvido tanto o plantio de videiras quanto o processo de industrialização, por isso a motivação da análise”, explica.
A partir do estudo foi possível identificar uma associação positiva entre orientação e diferenciação dos prospectores, responsáveis por reconhecer mudanças no ramo. “Já o posicionamento de gestores com perfil de análise foi associado negativamente à diferenciação das empresas vinícolas”, comenta o docente. A pesquisa ainda comprovou que a diferenciação entre empresas resulta em uma relação positiva quanto ao seu desempenho no mercado.
O International Journal of Wine Business Research está avaliado pela Capes com o Qualis como A2 e pelo IndexH como A1. Além dos representantes da UCPel, assinam o artigo o docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Elvis Silveira Martins, e o professor da Universidade do Vale do Itajaí, Carlos Ricardo Rossetto. O texto na íntegra pode ser acessado neste link.
Redação: Rita Wicth – MTB 14101