Um artigo publicado pelo professor Carlos Alberto Mello Moyano, do curso de Pós-Graduação MBA em Gestão em Marketing da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi escolhido o melhor na área de Marketing no Brasil. A entrega do troféu ocorreu durante o 19º Encontro da Associação Nacional de Graduação em Administração, realizado em Curitiba, Paraná.
Participaram do encontro professores e profissionais das diversas áreas da Administração de todo o país. Na área de Marketing, foram mais de 300 artigos inscritos, sendo selecionados apenas 57. O artigo “A auto-imagem das mulheres de Santa Cruz do Sul/RS e a relação com o consumo”, escrito por Moyano, concorreu com representantes das mais reconhecidas instituições do Brasil e conquistou o primeiro lugar por unanimidade. “Foi um orgulho ter obtido esse resultado”, disse. Moyano é uruguaio e professor também na Argentina e no Paraguai.
O tema do artigo segue uma linha de pesquisa desenvolvida pelo professor há 15 anos. O objetivo é conhecer o perfil da mulher do Mercosul, partindo da teoria de Carl Rogers, que focaliza o auto-conceito em duas dimensões: o “eu” atual e o “eu” ideal. “Quer dizer, como a mulher pensa que ela é e como ela gostaria de ser”, explicou. A pesquisa foi aplicada a uma amostra de 179 mulheres residentes em Santa Cruz do Sul.
Conforme o professor, as conclusões são relativas do ponto de vista mercadológico. “Uma delas indica que a distância entre os dois “eus” é percorrida mediante utilização de produtos e marcas”, aponta. E, segundo ele, os gerentes podem trabalhar com o espaço de idealização entre o “eu ideal” e “eu atual” para promover ou comunicar as suas marcas. “Outra leitura do trabalho poderia ser do ponto de vista psicológico, considerando a satisfação consigo mesma ou não”, destaca.
A pesquisa referente às mulheres da cidade de Pelotas está sendo elaborada pelos professores do MBA em Marketing da UCPel Renato Luiz Tavares de Oliveira (coordenador do curso) e Renata Garcez. “Esta conquista indica o alto nível do corpo docente de nosso curso, razão pela qual temos recebido indicação como um dos melhores MBAs do Brasil, pela revista Você S/A, nos últimos quatro anos”, destacou o coordenador.