/ Notícias / Arquitetura e Urbanismo lança e-book que celebra espaços públicos de Pelotas
Arquitetura e Urbanismo lança e-book que celebra espaços públicos de Pelotas
25.08.2023 | 09:54 | #arquitetura-e-urbanismo
Arquitetura e Urbanismo lança e-book que celebra espaços públicos de Pelotas

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) lança nesta quarta-feira (30), às 18h, o e-book gratuito “Espaços Públicos de Pelotas: Desenhos e Histórias". A obra, realizada pelo Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais, apresenta diversos espaços públicos do município através de ilustrações em aquarela, bem como de textos informativos sobre as características e curiosidades de cada local.

O evento de lançamento acontece na Maquetaria da UCPel, sala C321, e é aberto ao público geral. A docente Fernanda Tomiello — uma das organizadoras do material — destaca que será um momento para reunir, além de alunos e professores envolvidos na produção, aqueles que se interessam pelo tema para compartilhar o resultado do processo.

Concebido como um instrumento de educação sobre o patrimônio pelotense, o e-book tem como alvo o público em geral e sua linguagem foi pensada com a intenção de incentivar a leitura. Os organizadores também acreditam no potencial da linguagem artística das ilustrações para despertar a curiosidade e o interesse da comunidade. 

Contemplando seis categorias de locais: praças; parques; avenidas; largos; calçadões e orlas, a obra instiga os leitores a interagirem com a temática ao produzirem seus próprios desenhos ou completarem as páginas do livro de acordo com os seus conhecimentos prévios ou adquiridos através da leitura. 

Produzido pelos acadêmicos da Arquitetura e Urbanismo, o conteúdo passou por revisão e complementação das docentes da UCPel: Fernanda Tomiello; Daniele Luckow; Joseane Almeida e Laura Zambrano. Doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também trabalharam na revisão do material. 

O livro será publicado, de maneira digital, pela Editora da UFPel. Fernanda expõe que o próximo passo será a captação de recursos para uma edição física, idealmente para distribuição gratuita, a ser distribuída nas escolas públicas da cidade.


Redação: Caroline Albaini

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?