Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de outubro, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo estiveram na cidade de Jaguarão para o início dos trabalhos de regularização fundiária da localidade da Chácara do Quartel, às margens do Rio Jaguarão.
Por meio do programa de extensão Sustentabilidade no Habitat Social, do curso de Arquitetura e Urbanismo, será realizada a regularização fundiária de 62 lotes. Para a realização da ação, que tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026, a equipe conta com sete acadêmicos e quatro docentes.
O professor Alexandre Maciel citou a extensão como papel fundamental para a formação de novos profissionais: “a gente faz com que os alunos tenham contato com a comunidade. A partir desse trabalho, formamos profissionais mais humanos e atendemos demandas fundamentais da sociedade”, explicou.
Renan Campelo, acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, corrobora: “A partir do trabalho realizado na extensão, somamos esforços para diminuir o impacto e oportunizar à população uma moradia digna. Eu sou entusiasta desse trabalho e quero muito seguir nessa área depois de formado”, finalizou.
Jaguarão é o quarto município da região a firmar parceria para a realização de regularização fundiária. O trabalho já foi realizado em Pelotas, Capão do Leão e Rio Grande.
Estiveram na primeira visita o coordenador do programa de extensão, professor Alexandre Maciel; os professores Joseane Almeida e Ricardo Brod Mendez; e os alunos Renan Campelo e Gabriele Kazanowski, além da equipe da Prefeitura de Jaguarão, liderada pela arquiteta egressa da UCPel Aline Otto.
Após visita ao gabinete do prefeito Rogério Lemos Cruz, a equipe foi até a localidade da Chácara do Quartel, próximo ao Iate Club de Jaguarão, para a medição dos terrenos e a execução de uma imagem ortorretificada, a partir de sobrevoo com drone.
O próximo passo, conforme a equipe, é o desenho preliminar da área analisada e, após, a aferição de medidas mais específicas. Estão previstas mais três visitas ao local para o prosseguimento do trabalho.
A iniciativa reforça o compromisso da UCPel com o desenvolvimento regional e com a formação de profissionais comprometidos com a justiça social e o direito à moradia. Com o avanço das próximas etapas, a expectativa é de que as famílias da Chácara do Quartel estejam mais próximas de conquistar a regularização de seus terrenos e, com ela, maior segurança e dignidade.
Redação: Lucas Pereira
Fotos: Cláudio Ferreira