/ Notícias / Arquitetura e Urbanismo da Católica comemora 30 anos
Arquitetura e Urbanismo da Católica comemora 30 anos
21.10.2022 | 14:50 | #arquitetura-e-urbanismo
Arquitetura e Urbanismo da Católica comemora 30 anos

Entre os dias 24 e 26 de outubro o curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Pelotas (UCPel) estará comemorando três décadas de atividade. O aniversário da graduação será marcado por palestras com profissionais da área, além da inauguração do laboratório que homenageará o ex-professor do curso, Luiz Antônio Machado Veríssimo.

Alunos, professores e profissionais são esperados nas comemorações que ocorrerão no Pelotas Parque Tecnológico e no Campus I da Católica. As palestras abordarão temas como a Neuro Arquitetura e a Atuação Profissional. Egressos da graduação também terão espaço para relatos sobre a atuação no mercado de trabalho. O ponto alto das comemorações estará reservado à inauguração da Maquetaria - espaço da prática acadêmica que foi revitalizado em 2022.

Sala Luiz Antônio Machado Veríssimo

A  escolha do arquiteto e urbanista Luiz Antônio Machado Veríssimo para dar nome à sala foi fundamentada na importância do profissional na criação e trajetória da graduação. De acordo com a coordenadora do curso, professora Laura Zambrano, mesmo após a aposentadoria, em 2011, o ex-professor prosseguiu participando das atividades do curso. “Seguiu sendo ativo como membro em bancas examinadoras de Trabalho de Conclusão de Curso e em outras atividades acadêmicas propostas”, lembra a coordenadora.

O novo espaço da Maquetaria foi planejado para atender as diferentes atividades, de modo a favorecer e estimular as experiências e habilidades dos alunos. “O layout do espaço foi distribuído de modo a criar ambientes diversos como área para trabalhos coletivos e individuais, área para exposições de trabalhos e também espaço para estudos e orientações”, explica a arquiteta do Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura (EMEA) da UCPel, Luciane Cardoso.

De acordo com a professora Laura, por ser um espaço diferenciado e especial no processo de aprendizagem dos acadêmicos, merece receber o nome de um dos idealizadores da graduação da UCPel.

Quem foi Luiz Antônio Machado Veríssimo?

O professor Luiz Antônio Machado Veríssimo fez sua graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e teve grande atuação profissional na cidade de Pelotas. Foi docente em diferentes instituições de ensino, como Escola Técnica de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), além de ser sócio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e Coordenador do Núcleo (IAB RS - Pelotas). Também foi sócio fundador da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP) e Conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU RS).

Para o curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, sua importância é fundamental, visto que é um dos professores responsáveis pela idealização e criação do curso no início dos anos 90.

Confira a programação:

19h - Palestras

- Neuro Arquitetura

Profª Carolina Falcão

Prof. Lori Crizel (remoto)

-Memorial Eladio Dieste

Profª Daniele Luckow

Prof. Ricardo Brod Mendéz

Visita Memorial Eladio Dieste

Local: Auditório Pelotas Parque Tecnológico

19h15 - Palestras egressos da Arquitetura e Urbanismo da UCPel

Arq.Isabela Andrade (reitora da UFPel)