/ Notícias / Arquitetura da UCPel participa de reunião sobre a enchente nas cidades gaúchas
Arquitetura da UCPel participa de reunião sobre a enchente nas cidades gaúchas

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi representada pelos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo em uma reunião realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e do Colegiado de Curso /RS, com instituições de ensino superior que oferecem a graduação no Rio Grande do Sul.  No encontro foram discutidas formas de atuação de docentes e estudantes no enfrentamento às enchentes que atingem o Estado.

Foi apontada a necessidade dos cursos de Arquitetura e Urbanismo colocarem toda expertise à  disposição do poder público para prevenção e recuperação dos impactos da cheia histórica que atinge os gaúchos. Conforme a coordenadora do curso da UCPel, professora Laura Gomes Zambrano, além dessa proposta de auxílio a longo prazo, o grupo também destacou a importância de atividades imediatas como a organização e triagem de doações e o auxílio no mapeamento das áreas atingidas e a possibilidade de ocupações de novas, seguras para a população. “ A UCPel já está atuando através dos programas de extensão, auxiliando as pessoas e verificando necessidades para o retorno às suas residências”, destacou.

A reunião ainda reafirmou o CAU/RS  como articulador das ações das instituições de ensino e o poder público no cumprimento das questões relativas ao planejamento urbano das cidades,  como a não ocupação de áreas vulneráveis conforme identificadas em planos diretores e mapas de cidades. Os participantes do encontro ainda pactuaram que as questões de planejamento urbano e ambiental devem ser respeitadas e cumpridas pelos gestores públicos. Novas ações devem ser alinhadas em futuros encontros entre os representantes das instituições de ensino superior e a CAU/RS.

Redação Alessandra Senna