Nesta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), ocorreu a instalação da Comissão Especial das Universidades Comunitárias do Estado. O órgão temporário, com funcionamento de 120 dias, teve sua criação aprovada por unanimidade (46 votos a favor) na sessão parlamentar em que foi apresentada.
A comissão tem por finalidade discutir questões que envolvem o acesso à universidade, a melhoria do ensino comunitário e a busca de alternativas para garantir a determinação da Constituição Estadual: a aplicação de 0,5% da receita líquida do Estado no Ensino Superior.
Na cerimônia, foi ressaltada a importância das universidades comunitárias gaúchas no ensino, pesquisa, extensão e inovação — importantes ferramentas no desenvolvimento do Estado. O presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin (MDB), afirmou que a educação será o tema central de sua gestão e que essas instituições poderão contar com o Poder Legislativo para parcerias que possam facilitar o acesso e aprimorar o ensino.
A compra de mil vagas em cursos de licenciatura nas universidades comunitárias gaúchas foi revelada durante o pronunciamento do vice-governador do RS, Gabriel Souza (MDB). O projeto do Executivo, ainda em fase de finalização, visa a formação de professores e é uma forma de contribuir para a aplicação dos 0,5% da receita estadual em Instituições de Ensino Superior.
Instituição comunitária, voltada prioritariamente para ações educacionais de caráter social, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve presente na instalação da comissão. José Carlos Pereira Bachettini Júnior, reitor da universidade, e Demócrito Francisco Primo dos Santos, chefe de gabinete da instituição, participaram da cerimônia. Reitores e vice-reitores das 14 universidades comunitárias gaúchas também estiveram presentes, ao lado de autoridades governamentais do Rio Grande do Sul.
Redação: Caroline Albaini