/ Notícias / Apresentação de pôsteres incentiva troca entre estudantes
Apresentação de pôsteres incentiva troca entre estudantes
25.06.2013 | 10:55 | #psicologia
Apresentação de pôsteres incentiva troca entre estudantes
Troca de ideias, aprendizado mútuo e multidisciplinaridade - estas são algumas das palavras-chave que marcaram a apresentação de pôsteres proposta pela professora Fabiana Maia Moura Costa Motta aos alunos da disciplina de Genética, do 1º semestre do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Na tarde de segunda-feira (24), 14 grupos de alunos, divididos entre três e cinco componentes, tiveram a oportunidade de compartilhar com seus pares o conhecimento adquirido em sala de aula.

Em meio aos pôsteres apresentados, relacionando fenômenos psíquicos e graves problemas de saúde, destaca-se o trabalho sobre a mucopolissacaridose. Esta doença é pouco conhecida, mas ocasiona sérias reações químicas no corpo humano. Em razão do desconhecimento geral e da consequente necessidade de maior exposição das características dessa enfermidade, os estudantes procuraram levantar aspectos não apenas de cunho medicamentoso, mas também político, midiático e judicial.

“Deve-se destacar iniciativas de alguns atores, políticos e da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) em tornar essa doença pública, pois só com uma maior exposição de suas características será possível procurar alternativas para promover o seu tratamento”, ressalta a estudante Roberta Schechel Machado.

A didática proposta por uma aula nesse estilo, menos expositiva e mais interativa, agrada os graduandos. A aluna Lilia Ávila, destaca que “nesse formato, fica mais interessante adquirir conhecimento sobre os assuntos pesquisados pelos colegas”. O objetivo da atividade foi alcançado. Em apenas uma tarde, os estudantes puderam trocar experiências e aprender um pouco mais, uns com os outros, sobre as peculiaridades das doenças pesquisadas e sua relação direta com o tratamento psicológico.