/ Notícias / APP que tem parceria com o curso Arquitetura e Urbanismo apresenta nova versão
APP que tem parceria com o curso Arquitetura e Urbanismo apresenta nova versão
14.06.2019 | 15:02 | #arquitetura-e-urbanismo
APP que tem parceria com o curso Arquitetura e Urbanismo apresenta nova versão

O aplicativo Turismo Virtual em Pelotas tem nova versão desenvolvida em parceria com acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A ferramenta, que oferece imagens e informações sobre o patrimônio arquitetônico do município em três dimensões (3D), está disponível para download em celulares com sistema operacional iOS e Android.

A nova versão do aplicativo ampliou o acervo de prédios em 3D, contemplando também atrativos naturais do município, que agora podem ser vistos em vídeos de 360ºC. Outra novidade é que para visualizar os prédios históricos pelotenses não é mais necessário estar no município. Cartões postais com a tecnologia QR Code permitem acessar as imagens com realismo de qualquer lugar do mundo.

O lançamento da nova versão ocorreu na 27ª Fenadoce e marcou o começo das atividades do 1º Seminário de Turismo e Cultura. O reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, esteve presente no lançamento das funcionalidades, assim como acadêmicos e demais docentes da Instituição. “Mais uma vez, uma universidade do interior demonstra seu grandioso trabalho através dos seus professores e alunos”, enfatiza.

De acordo com o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, Ricardo Mendez, os acadêmicos atuaram no processo de montagem dos modelos tridimensionais para serem usados no aplicativo. Depois, em um segundo momento, através do Projeto Pelotas de Papel da UCPel, os estudantes também desenvolveram maquetes do patrimônio arquitetônico de Pelotas.

Ana Carolina, acadêmica do 3º semestre do curso em Arquitetura e Urbanismo, participou da atualização das maquetes. ”Atuar em um projeto de extensão como esse possibilita trazer para a comunidade um retorno daquilo que aprendemos em sala de aula”, comenta a estudante.

A ferramenta, lançada em novembro de 2018, foi desenvolvida pela empresa Dimensio – Design e Tecnologia em parceria com o Programa de Extensão Apoio às Práticas Patrimoniais e o Projeto Pelotas de Papel da UCPel. Também são parceiros da criação o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura.

Redação: Karina Kruschardt