Nesta segunda-feira (7), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) celebra 64 anos de história. Desde sua fundação, em 1960, por Dom Antônio Zattera, a UCPel se tornou uma referência na educação e no compromisso com a comunidade, se consolidando como a mais antiga universidade do interior do Rio Grande do Sul. Para celebrar, será realizada missa especial, às 10h, na Capela do Campus I, Seminário e o clássico parabéns!
Nessas mais de seis décadas, a UCPel formou gerações de profissionais comprometidos com o desenvolvimento social, econômico, cultural e humano. A universidade oferece 30 cursos de graduação - entre eles, o curso de Medicina, com tradição na formação de médicos e hoje consolidado como a maior escola Médica do Rio Grande do Sul.
Além de reinvestir parte de suas receitas em bolsas de estudo, a UCPel tem um forte papel comunitário, oferecendo serviços de assistência social e de saúde, por meio do Hospital Universitário São Francisco de Paula, chegando a quase um milhão de atendimentos /serviços prestados por ano.
Ao longo de sua história, a UCPel tem buscado se adaptar e evoluir, atentando a mudanças tecnológicas e às necessidades da sociedade. Entre investimentos realizados, destaque para a entrega da Cidade do SUS, com 40 novos consultórios, a construção de novos espaços nos campi, os investimentos em pesquisa, inovação e tecnologia, as iniciativas de acessibilidade, e a qualificação contínua de seus cursos.
Seus campi, laboratórios e centros de pesquisa, atestam que a instituição não para de inovar, de se renovar, mas que mantém suas raízes em sua missão original: educar e servir à comunidade.
De acordo com o reitor da universidade, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, a UCPel, que forma líderes éticos, responsáveis e reconhecidos. “Atualmente, temos quase quatro mil alunos, distribuídos em cursos cujos projetos impactam diariamente a vida da nossa população. E tudo isso pautado no compromisso com a formação acadêmica de alto nível, refletida na qualificação contínua e na expansão de sua infraestrutura. Para uma instituição comunitária, confessional, católica, e sem fins lucrativos, investimento significa devolver à comunidade o que ela recebe de seus alunos e do poder público, e é isso que estamos fazendo”, declarou
Neste aniversário de 64 anos, a Universidade Católica de Pelotas reafirma seu comprometimento de ser um farol de educação e também de esperança.
Redação Betânia Bierhals