/ Notícias / Alunos já podem fazer a avaliação dos professores
Alunos já podem fazer a avaliação dos professores
10.05.2013 | 17:16 | #institucional
Alunos já podem fazer a avaliação dos professores
Qual a sua opinião sobre os seus professores? A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) quer ouvir. E quer transformar os dados em ação. A UCPel está realizando a avaliação dos professores, por parte dos alunos, de uma maneira diferente.

Nesta edição, a UCPel apresenta novas questões, revisadas por uma comissão formada para adequar e atualizar o conteúdo do instrumento. A participação dos estudantes é facultativa, mas ao mesmo tempo muito importante para que a instituição possa detectar fragilidades e propor ações de aperfeiçoamento para qualificação do curso, do professor e do projeto pedagógico.

A avaliação tem caráter formativo. "Vamos planejar novos caminhos e procurar atender aquilo que os alunos estão apontando", destacou a coordenadora Pedagógica da UCPel, professora Ieda Assumpção. "Estamos apostando na conscientização dos alunos, que, participando, contribuem na qualidade do processo de ensino", pontuou a coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Paula Yamim.

Os dados são absolutamente sigilosos, para que o aluno fique à vontade para fazer a avaliação. O processo é feito por meio do SAPU e é de fácil preenchimento. O questionário é composto por nove questões fechadas e uma aberta, na qual o estudante poderá colocar a sua opinião. O tempo estimado para resposta é de no máximo dez minutos. A avaliação será acerca dos professores que ministraram aulas no semestre anterior, ou no ano anterior (no caso do curso de Medicina).

A fidedignidade das respostas é importante para um resultado claro e preciso. Se o participante preenche as questões displicentemente apenas para cumprir a tarefa, o resultado acaba maquiado e comprometido, dificultando que a Universidade tome ações na direção correta.

O acesso aos resultados é restrito à CPA, à administração superior, à Coordenação Pedagógica - responsável pelo Programa de Aperfeiçoamento Docente - aos coordenadores de curso e diretores de Centro aos quais o professor pertence.

Ações
Os dados levantados pela pesquisa orientarão a Coordenação Pedagógica da UCPel, que já realiza ações periódicas buscando o aperfeiçoamento docente. Em janeiro e fevereiro, por exemplo, a Coordenação Pedagógica mapeou, a partir das avaliações de professores dos últimos três anos, elementos que já estão sendo trabalhados junto a determinados grupos.

Professores fazem autoavaliação
Também está aberto o espaço para que o professor possa fazer sua autoavaliação. Os dados coletados ajudarão o docente a visualizar como está o seu trabalho em relação ao que pensam seus alunos, na média do Centro em que está lotado e em relação à média da Universidade, conforme cada questão.

A participação dos professores também possibilitará que a Universidade proponha ações de aperfeiçoamento.