/ Notícias / Alunos do Jovem Aprendiz são recebidos na Prefeitura
Alunos do Jovem Aprendiz são recebidos na Prefeitura
09.07.2015 | 17:51 | #comunidade #jovem-aprendiz
Alunos do Jovem Aprendiz são recebidos na Prefeitura
A disciplina de Cultura Brasileira do programa Jovem Aprendiz, desenvolvido na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), teve um encerramento especial. Após fazerem uma visita ao Centro Histórico da cidade, na semana em que o município completou 203 anos, os estudantes foram recebidos pela vice-prefeita Paula Mascarenhas nesta quinta-feira (09). O prefeito Eduardo Leite também acolheu os alunos.

Durante o passeio, os jovens aprendizes conheceram o prédio da Secretaria de Cultura, o Casarão 6, os porões do Casarão 8, observaram os detalhes da Fonte das Nereidas - no centro da Praça Coronel Pedro Osório -, o Mercado Público, o Theatro Guarany e o Paço Municipal, onde puderam conversar com a vice-prefeita.

Na oportunidade, Paula falou sobre o patrimônio histórico, as atividades culturais e a diversidade de etnias que faz de Pelotas um local único. "Nosso desafio é transformar a cidade em um lugar bom de se viver", disse aos visitantes.

Segundo a coordenadora do Jovem Aprendiz na UCPel, Simoni Triantafilu, os alunos estavam entusiasmados com a atividade. "A intenção do programa é justamente que eles tenham vivências", afirmou.

Para a vice-prefeita, o Jovem Aprendiz é uma iniciativa que inclui e dá oportunidade de acesso a uma formação diferenciada e profissional. "Espero que esse seja um estímulo para outros projetos. Precisamos criar uma sociedade igualitária e nessa construção o Jovem Aprendiz vem a calhar. Temos a maior simpatia e damos apoio", observou.

O prefeito Eduardo Leite abriu uma brecha em sua agenda e também saudou os visitantes. Na ocasião, ele ressaltou a dicotomia vigente de que não há emprego porque não existe experiência e, ao mesmo tempo, não se consegue experiência sem o emprego. "Temos satisfação em ver um projeto que garante oportunidades, vivências e experiências que asseguram essa inserção", disse.

O Jovem Aprendiz é realizado na UCPel em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). São 35 estudantes, que, após a capacitação, estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho. Eles atuarão na própria Universidade, na Mitra Arquidiocesana de Pelotas, no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e na Rádio Universidade (RU).