/ Notícias / Alunos do intercâmbio da UCPel voltam da Espanha com a bagagem cheia de experiências
Alunos do intercâmbio da UCPel voltam da Espanha com a bagagem cheia de experiências
22.08.2007 | 00:00
Alunos do intercâmbio da UCPel voltam da Espanha com a bagagem cheia de experiências
Seis meses na Espanha. Algumas dificuldades com a língua, comida apetitosa, gente amigável e disciplinas por cursar em uma tradicional universidade. Essas foram algumas das várias vivências que os estudantes do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Fernanda Nickel, 28 anos, e Arturo Carrasco, 21, passaram até chegar de volta à pátria, no início do mês.

Os dois foram estudantes da Universidade de Múrcia, por meio de um intercâmbio que a UCPel mantém com a instituição. Fernanda e Arturo cursaram disciplinas relativas à ética e direito administrativo. Os estudantes definem o tempo que passaram na Europa em uma expressão: uma experiência única. “Tivemos contato com gente de todo o mundo. O intercâmbio permite que haja certa amplitude de pensamento. Foi uma vivência muito legal para nós. Vale a pena fazer, ir atrás, nem que seja um mês. A gente cresce como pessoa”, disse Arturo.

A dupla de pelotenses conta que foi bem recebida, e se adaptou rápido ao lugar. Passaram por dias de estudos, eventos, viagens, amizades.

Comunicar-se em espanhol foi algo que os dois rapidamente contornaram. “Não se pode ter vergonha, tem que chegar e falar”, disse Fernanda.

Faculdade
A Universidade de Múrcia funciona 24 horas por dia. Segundo Fernanda e Arturo, o fluxo de pessoas é constante, e a noite é o horário em que os estudantes vão para lá estudar mais ferrenhamente para as provas. “As bibliotecas estão sempre cheias”, disse Fernanda. O papel do professor é ser mais um orientador do que uma figura que dá ao estudante tudo pronto. “Os professores foram ótimos, acessíveis, acolhedores”, contou Fernanda.

Tradições
Na Espanha, os estudantes se impressionaram com as manifestações religiosas da Semana Santa. A religiosidade é forte no país, onde cada pessoa comemora uma espécie de “outro aniversário” quando é o dia do santo que leva seu nome.

Viagens
Os alunos da UCPel conheceram a região do Mar Menor, La Manga – onde se unem o Mar Menor e o Mar Mediterrâneo, Andaluzia, Barcelona, Burgos, além de esquiar em Sierra Nevada e passar por Santiago de Compostela. Conheceram também Paris, Frankfurt e Lisboa, entre outros locais.

Intercâmbio na UCPel
A Católica possui um Programa de Intercâmbio, dentro do qual estão inseridas as atividades de relações internacionais e de intercâmbio propriamente dito – que trata da circulação de acadêmicos entre as instituições.

Dentro da área de intercâmbio, existe o Programa de Mobilidade Estudantil, projeto que permite que o estudante vá para outro país cursar disciplinas durante um ou dois semestres em outra instituição – e que também são aproveitadas em seu currículo aqui. No momento, a UCPel tem vínculo mais forte com a Espanha e universidades Latino-Americanas.

Segundo o coordenador do Programa de Intercâmbio do NAE, professor Marcelo Oliveira de Moura, a proposta é de que até o final do ano sejam lançados editais com informações gerais direcionadas aos estudantes de graduação interessados em integrar o Programa de Mobilidade Estudantil. “O intercâmbio envolve além da experiência acadêmica, outras leituras relacionadas ao campo científico. O diálogo intercultural sempre proporciona acréscimo profissional e pessoal, que inclusive pode auxiliar a articular projetos futuros em pós-graduação, por exemplo”, disse.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?