Alunos do Direito da Católica acompanham sessão didática no Tribunal de Justiça
12.11.2007 | 00:00
Estudantes de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tiveram no dia 7 a oportunidade de se aproximar da experiência profissional ao participarem de sessão didática de julgamento, realizada pela 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A Católica foi a única Universidade da região a participar da atividade, que contou também com a presença de alunos de outras quatro instituições de ensino superior do estado.
Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar o julgamento de cinco recursos, previamente selecionados pelos julgadores. Cópias dos relatórios dos processos submetidos a julgamento foram enviadas com antecedência aos professores, para que os acadêmicos pudessem ter conhecimento dos casos pautados. Entre eles, ações envolvendo negatória de paternidade, direito de visita, ato infracional e união estável. “Como conhecíamos os casos com antecedência, debatemos até mesmo no ônibus, durante a viagem”, disse a coordenadora da Assistência Judiciária da UCPel, Martha Branco Araújo de Faria Santos, que acompanhou os estudantes.
De acordo com ela, a atividade trouxe à alunos de vários semestres a possibilidade de presenciar os julgamentos de forma didática e conhecer de perto o Tribunal de Justiça.
A sessão foi composta pela desembargadora Maria Berenice Dias, presidente da Câmara, e pelos desembargadores Sérgio Fernando de Vasconcellos Chaves e Ricardo Raupp Ruschel. O evento é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam/RS).