Os alunos do curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas estão prestando serviços na Farmácia Municipal, que enfrenta falta de funcionários devido à situação das enchentes em Pelotas.
Conforme o professor do curso da UCPel e coordenador da Assistência Farmacêutica do município, Fabian Teixeira Primo, a Farmácia Municipal está operando normalmente, porém, devido ao risco de alagamento, as farmácias distritais, Navegantes e Simões Lopes, foram fechadas. A dispensação de medicamentos continua acontecendo, embora com algumas dificuldades devido ao bloqueio das estradas, afetando o abastecimento. "Ao mesmo tempo, recebemos muitas doações, tanto de outros municípios quanto de outros estados. É uma grande força-tarefa para atender adequadamente à população".
Para Primo, a presença dos alunos da UCPel em várias frentes de ação voluntária, como o trabalho na Farmácia Municipal, é a oportunidade de ajudar a cidade como um todo e de vivenciar questões logísticas e de retaguarda, principalmente na dispensação de medicamentos. "O aprendizado tem sido riquíssimo, uma vez que eles podem realizar esse trabalho em equipe multidisciplinar", destaca.
Segundo o coordenador do curso de Farmácia da UCPel, professor Elemar Gomes Maganha, a universidade desempenha um papel importante para o município, oferecendo assistência à população que necessita de medicamentos de uso contínuo.
O atendimento na Farmácia Municipal é fruto de uma iniciativa conjunta entre professores e alunos do curso. De acordo com a aluna Luane dos Anjos Berwaldt, a experiência no local está proporcionando preparo para novos desafios, principalmente no contato com o público. "Estamos vivenciando a dispensação de medicamentos e auxiliando os atendentes no que for necessário para agilizar o atendimento, devido ao grande número de pessoas que passam pela farmácia", relata.
A Farmácia Municipal fica na rua Prof. Dr. Araújo, 2016 e o horário de atendimento é das 8h às 16h45. O horário para a retirada de fichas é das 8h às 14h. O telefone para contato é 32278946.
Redação: Betânia Bierhals