/ Notícias / Alunos do curso de Farmácia da UCPel são voluntários na Farmácia Municipal
Alunos do curso de Farmácia da UCPel são voluntários na Farmácia Municipal
14.05.2024 | 16:30 | #farmacia #institucional #enchente-rs
Alunos do curso de Farmácia da UCPel são voluntários na Farmácia Municipal

Os alunos do curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas estão prestando serviços na Farmácia Municipal, que enfrenta falta de funcionários devido à situação das enchentes em Pelotas.

Conforme o professor do curso  da UCPel e coordenador da Assistência Farmacêutica do município, Fabian Teixeira Primo, a Farmácia Municipal está operando normalmente, porém, devido ao risco de alagamento, as farmácias distritais, Navegantes e Simões Lopes, foram fechadas. A dispensação de medicamentos continua acontecendo, embora com algumas dificuldades devido ao bloqueio das estradas, afetando o abastecimento. "Ao mesmo tempo, recebemos muitas doações, tanto de outros municípios quanto de outros estados. É uma grande força-tarefa para atender adequadamente à população".

Para Primo, a presença dos  alunos da UCPel em várias frentes de ação voluntária, como o trabalho  na Farmácia Municipal, é   a oportunidade de ajudar a cidade como um todo e de vivenciar questões logísticas e de retaguarda, principalmente na dispensação de medicamentos. "O aprendizado tem sido riquíssimo, uma vez que eles podem realizar esse trabalho em equipe multidisciplinar", destaca.

Segundo o coordenador do curso de Farmácia da UCPel, professor Elemar Gomes Maganha, a universidade desempenha um papel importante para o município, oferecendo assistência à população que necessita de medicamentos de uso contínuo.

O atendimento na Farmácia Municipal é fruto de uma iniciativa conjunta entre professores e alunos do curso. De acordo com a aluna Luane dos Anjos Berwaldt, a experiência no local está proporcionando preparo para novos desafios, principalmente no contato com o público. "Estamos vivenciando a dispensação de medicamentos e auxiliando os atendentes no que for necessário para agilizar o atendimento, devido ao grande número de pessoas que passam pela farmácia", relata.

A Farmácia Municipal fica na rua Prof. Dr. Araújo, 2016 e o horário de atendimento é das 8h às 16h45. O horário para a retirada de fichas é das 8h às 14h. O telefone para contato é 32278946.

Redação: Betânia Bierhals