/ Notícias / Alunos do curso de Direito da UCPel realizam acompanhamento a audiências
Alunos do curso de Direito da UCPel realizam acompanhamento a audiências
10.09.2007 | 00:00
Alunos do curso de Direito da UCPel realizam acompanhamento a audiências
A Escola de Direito juntamente com o serviço de Assistência Judiciária da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) acabam de implantar o programa de acompanhamento a audiências. O objetivo do programa é o de proporcionar aos alunos a partir do sétimo semestre do curso uma maior aproximação entre a teoria adquirida em sala de aula com a rotina e práticas forenses. A aceitação pelas direções da justiça comum, federal e do trabalho bem como todos os juízes pertencentes aos seus quadros, foi totalmente favorável à implantação do projeto.

Segundo a coordenadora da Assistência Judiciária, professora Martha Branco Araújo de Faria Santos, o programa é semestral com inscrições junto à coordenação da assistência. O processo acontece num esquema de rodízio para cada área, ou seja, uma semana para a área cível, outra para a área trabalhista e outra para a área criminal. A primeira audiência aconteceu no dia 20 de agosto, na primeira vara cível de Pelotas. Os alunos tiveram a oportunidade de presenciar uma audiência de instrução e julgamento na qual foram ouvidas testemunhas de ambas as partes, pois se tratava de um processo de indenização em razão de um acidente de trânsito.

No dia 29, foi a vez de os estudantes observarem de perto uma audiência na área trabalhista. Daniele Corrêa Cardozo, Marcos Ferreira e Josane Lima, todos do oitavo semestre, dizem que se sentem mais próximos da atuação jurídica e mais preparados para a vida profissional. “Essa oportunidade oferecida pela Católica é muito importante para nós”, disse Josane. “É importante para que a gente lide no dia-a-dia com a prática de acompanhar uma audiência. É o primeiro contato, que já quebra o gelo que teríamos ao começar na profissão. Assim ‘pegamos’ alguns macetes dos advogados que já estão no mercado”, afirmou Marcos.

Os alunos, que ao chegarem no 9º semestre irão atuar na Assistência Judiciária da Universidade, já estarão prontos para lidar com a situação. De acordo com o professor Marcelo Bellora, que acompanhava os alunos, comparecendo às audiências o estudante conhece os detalhes do processo. “Eles estão tendo aulas práticas de elaboração de peças processuais. Aliando a Assistência Judiciária às audiências, o aprendizado fica mais integrado e completo”, avaliou.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?