O sonho de todo estudante que ingressa em um curso de Jornalismo é trabalhar em um grande veículo de comunicação. Pensando nisso, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por meio do curso de Comunicação Social – Jornalismo, juntamente com o jornal Diário Popular, realiza um projeto de extensão há sete anos. O objetivo é oportunizar que alunos da graduação participem da produção de cadernos especiais sobre as edições da Feira do Livro e da Fenadoce.
Neste ano, durante a 38ª Feira do Livro de Pelotas, encerrada nesta segunda-feira (16), os acadêmicos Luis Alexandre Bittencourt, Taiane Volcan, Roberto Gonçalves Dias, Luiza Katrien, Vinícius Conrad e Yéssica Lopes participaram da equipe que realizou o caderno especial do evento. O material foi veiculado na terça-feira (09). O grupo também participou da produção de um blog da Feira.
“Nestes sete anos de parceria, mais de 100 alunos já passaram pelos cadernos especiais da Feira do Livro e da Fenadoce, exercendo as funções de redação, fotografia e diagramação. É um programa de treinamento, onde os alunos participam de todas as etapas da produção jornalística em um jornal diário de grande circulação”, comentou o diretor do Centro de Educação e Comunicação da UCPel e coordenador do projeto, Jairo Sanguiné Junior.
Para o coordenador de web do Diário Popular, Giacomo Bertinetti, a participação no caderno especial é fundamental para o estudante de Jornalismo. “O aluno coloca em prática tudo aquilo que aprendeu em sala de aula, além de trocar ideias com profissionais experientes e inseridos no mercado de trabalho”, disse.
Já o aluno Alexandre Bittencourt, que nunca havia trabalhado na área de Jornalismo, o primeiro contato com a prática da profissão foi uma experiência muito válida. “Durante a experiência, pude constatar que trabalhar em um veículo grande é muito interessante”, comentou.
Participação
Os alunos interessados em participar dos cadernos especiais do Diário Popular devem estar cursando, preferencialmente, o quinto semestre e as disciplinas de Redação. Mas, de acordo com Sanguiné, sempre há espaço para alunos dos primeiros semestres do curso. “A maioria da redação presente hoje no Diário Popular já passou por um dos cadernos especiais do jornal e pelos projetos dos jornais comunitários O Pescador e Folha da Princesa”, disse.
“Algumas pessoas causam boas impressões e no futuro podem virar estagiárias e até contratadas pelo grupo. A participação dos alunos gera mais um produto sobre o evento”, comentou a jornalista do Diário Popular, Ana Cláudia Dias.
Vestibular de Verão
O curso de Comunicação Social – Jornalismo está entre as opções oferecidas pela Católica no Vestibular de Verão 2011. Até o dia 24 desse mês, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no saguão do Campus I da Universidade (rua Gonçalves Chaves, 373) ou pelo site do processo seletivo. As provas ocorrem no dia 28 de novembro. Mais informações pelo telefone (53)2128.8269 ou pela página eletrônica.
As provas ocorrem no dia 28 de novembro. Mais informações pelo telefone (53)2128.8269 ou pela página eletrônica.