Os estudantes do 9º semestre do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Eduardo Pacheco Jardim, Paulo Renato Braz Acosta e Mateus Volz Bozembecker, participaram da XXIII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica, realizada entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em São Leopoldo. Os dois primeiros acadêmicos apresentaram trabalhos orientados pelo professor Carlos Vinicius Machado Silva e o terceiro expôs estudo que tem orientação do professor João Marins.
Jardim fez apresentação oral do trabalho "Estudo dos Equipamentos de Proteção e Manobra para redução dos indicadores DEC e FEC no Sistema de Distribuição". Bozembecker expôs em pôster digital o trabalho de conclusão de curso intitulado "Correção do fator de Potencia utilizando lógica fuzzy". Acosta, também em pôster digital, falou sobre "Automação de um sistema de carregamento de vagões com a utilização de técnicas de programação linear".
A programação contribuiu para o intercâmbio de pesquisas e experiências entre pesquisadores em formação. O objetivo da mostra é permitir aos jovens pesquisadores em ciência e tecnologia uma visão mais abrangente sobre estudos de maior fôlego. "Foi um momento de grandes descobertas e desafios que tive em minha jornada acadêmica", definiu Acosta.
Para Bozembecker, a avaliação pela banca de professores e as sugestões para melhorar o trabalho contribuíram bastante para eventuais novas apresentações. "E também para a defesa do TCC no final do ano letivo", completou. Opinião reforçada por Jardim: "A banca, em especial, contribuiu bastante, fazendo críticas construtivas e enaltecendo os pontos bons".