/ Notícias / Alunos de Arquitetura e Urbanismo projetam revitalização de espaços públicos
Alunos de Arquitetura e Urbanismo projetam revitalização de espaços públicos
13.07.2023 | 16:19 | #arquitetura-e-urbanismo
Alunos de Arquitetura e Urbanismo projetam revitalização de espaços públicos Professoras do curso durante a apresentação

Acadêmicos do quinto e do sétimo semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) entregaram suas propostas para a revitalização da Praça Angelino Goulart e do Teatro Municipal Ludovico Pórzio à Prefeitura de Pinheiro Machado. Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Rogério Moura (PSB), a secretária de assistência social, criança, mulher e idoso, Vivian Alves, a diretora de cultura, Queli Behenck e os engenheiros da prefeitura municipal. 

A parceria entre a UCPel e a Prefeitura de Pinheiro Machado iniciou-se em 2022, quando a UCPel assinou um convênio com o município para participar da ação de revitalização. Os alunos do curso se encontraram com o prefeito, Ronaldo Costa Madruga (PP), em dezembro do mesmo ano para alinhar expectativas e mostrar dados coletados por eles in loco. Depois da reunião, foi realizada uma audiência pública com a população da cidade para oficializar as diretrizes do projeto. 

Segundo professora da UCPel e coordenadora do Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais, Daniele Luckow, a entrega dos projetos, que contém sugestões e dados de levantamento dos espaços públicos, ocorreu em duas etapas: o diagnóstico da praça foi completado ano passado e o levantamento de dados do teatro e os projetos finalizados em 2023. As propostas e levantamentos vão auxiliar o município a continuar o processo de captação de recursos para iniciar as obras. 

"Acho bem importante essa vivência para os alunos porque eles tiveram uma experiência de curricularização da extensão inserida nas disciplinas. Tiveram esse aprendizado prático, de lidar com levantamentos, com algumas limitações que a realidade pode nos apresentar, tanto na questão urbana, quanto arquitetônica, e também esse contato com a comunidade", completa a docente. 


Propostas

Levando em consideração os pedidos dos habitantes que participaram da audiência, os alunos desenvolveram três propostas que mostram diferentes formas de valorizar os espaços públicos. No caso da praça, os objetivos foram podar as árvores que estão obstruindo os caminhos de circulação, instalar mais pontos de iluminação para aumentar a segurança do local, criar um parquinho infantil com brinquedos, assim como mais áreas voltadas ao lazer. 

No teatro, as questões de qualificação dos banheiros e camarins foram as principais demandas. Além disso, foi criado um plano para proporcionar acessibilidade completa ao local.

As entregas das propostas integram projeto vinculado aos programas Sustentabilidade no Habitat Social, Apoio às Práticas Patrimoniais e Maquetaria Digital, além das disciplinas de Expressão Gráfica II e Ateliê II. A apresentação das possibilidades para autoridades de Pinheiro Machado ocorreu no dia 6 de julho. 


Redação: Letícia Vieira 

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?