/ Notícias / Alunos de Arquitetura e Urbanismo participam de livro sobre espaços públicos de Pelotas
Alunos de Arquitetura e Urbanismo participam de livro sobre espaços públicos de Pelotas
12.06.2023 | 16:39 | #arquitetura-e-urbanismo
Alunos de Arquitetura e Urbanismo participam de livro sobre espaços públicos de Pelotas

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram da produção do livro “Espaços públicos de Pelotas - Desenhos e Histórias”, organizado pelas professoras Fernanda Tomiello e Daniele Luckow. A obra será publicada através da editora UFPel neste ano. A oportunidade de participação ocorreu em razão do Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais, um dos projetos de extensão do curso. 

O tema do livro são os espaços públicos abertos da cidade de Pelotas, como praças, parques, avenidas, largos, calçadões e orlas. Além das ilustrações em aquarela feitas pelos alunos da disciplina Expressão Gráfica II dos anos de 2019 e 2020, a obra contém textos breves escritos pela turma de História e Teoria do Urbano do mesmo período — complementando as imagens com fragmentos da história, características e curiosidades de cada local. 

A escolha dos lugares foi de iniciativa dos discentes. "Saber que esse material será usado para algo maior motivou muitos os alunos, deu sentido para os trabalhos das disciplinas”, conta a professora Fernanda. “Também é ótimo porque proporciona a oportunidade de participar como co-autores de um livro”, conclui.

De acordo com uma das alunas que participou da produção, Rafaela Turchetti, a dinâmica de produção foi de grande importância para o entrosamento dos alunos entre si e com os docentes. A oportunidade também proporcionou aumento do conhecimento histórico dos estudantes sobre a cidade, que ela considera um campo de estudos rico e diversificado. “A proposta possibilitou atuações amplas, desenvolvimento de habilidades, visitas de observação em ambientes abertos e pesquisas sobre o tema”, revela Rafaela.

A obra possui uma linguagem de fácil compreensão, pois é voltada para o público em geral e contém atividades ao longo do livro, tornando-o dinâmico e interativo. O livro será gratuito e está com lançamento digital previsto para o mês de julho. No momento, as organizadoras também estão em busca de parcerias para o lançamento de uma edição física da obra. 

 

Redação: Letícia Vieira

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?