/ Notícias / Alunos da UCPel viajam este mês para intercâmbio no exterior
Alunos da UCPel viajam este mês para intercâmbio no exterior
14.02.2024 | 16:54 | #edr
Alunos da UCPel viajam este mês para intercâmbio no exterior

Com o intuito de incentivar a troca de experiências em contextos culturais e estudantis distintos aos do Brasil, nove alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) irão participar de um intercâmbio em universidades de Portugal e Uruguai. Participam alunos dos cursos de Odontologia, Medicina, Biomedicina e Psicologia.

Os universitários irão viajar ainda no mês de fevereiro, realizando a hospedagem por no mínimo um semestre, sendo esse período prorrogável a partir de diálogo com as universidades estrangeiras.  Todos os alunos foram pré-selecionados através de edital do programa Mobilidade Acadêmica na UCPel  e  – com exceção aos do curso de Medicina –  terão isenção integral na mensalidade da universidade.

Isabela Oliveira, estudante de Biomedicina na UCPel selecionada para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), comenta que está ansiosa para a chegada em Portugal. A discente destaca o misto de sentimentos pelas despedidas e a empolgação para chegar em Bragança. “Expectativas são criadas junto com a curiosidade de vivenciar outra cultura, conhecer novos lugares, arquiteturas diferentes, assim como o Instituto Politécnico em que vou estudar”, relata.

Além disso, Isabela irá realizar a produção de diversos conteúdos para a universidade durante o intercâmbio, incentivando outros universitários a participarem do projeto, somando conhecimento e adquirindo experiências importantes para o mercado de trabalho.

Participe da mobilidade acadêmica

A realização da mobilidade acadêmica é permitida a todos os alunos, bolsistas ou não, que se encaixam nos requerimentos estabelecidos para cada oportunidade. A UCPel, através do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), mantém parceria com diversas instituições de ensino de fora do país e constantemente publica oportunidades de intercâmbio que podem ser acessadas no site do setor.

Conheça as universidades

Neste edital, estas são as universidades participantes:

Universidade de Coimbra: A Universidade de Coimbra é uma universidade pública localizada na cidade de Coimbra, em Portugal. É uma das universidades mais antigas do mundo ainda em operação, sendo a mais antiga e uma das maiores do país.

Universidade da Beira Interior: A Universidade da Beira Interior é uma universidade pública localizada na cidade da Covilhã, em Portugal. O nome da universidade reflete a região histórica onde se insere em Portugal, conhecida como a parte mais interior da região centro do país, compreendida entre o distrito da Guarda e de Castelo Branco.

Universidad Católica del Uruguay: A Universidade Católica do Uruguai é uma instituição de ensino superior privada localizada no Uruguai, confiada à Companhia de Jesus. Criada em 1985, foi a única universidade privada do país até 1996. Possui seis localidades em Montevidéu, uma em Maldonado e outra em Salto.

Universidade Católica Portuguesa: A Universidade Católica Portuguesa fundada em 1967, é uma universidade pública não-estatal com sede em Lisboa e quatro localizações: Lisboa, Braga, Porto e Viseu. Instituída em 1967 por decreto da Santa Sé, constitui-se como uma Instituição de Ensino Superior de matriz humanista.

Redação: Pedro Vargas