/ Notícias / Alunos da UCPel vão a Portugal pelo Ciência Sem Fronteiras
Alunos da UCPel vão a Portugal pelo Ciência Sem Fronteiras
O Programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, oferece aos estudantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) uma oportunidade desejada por muitos jovens em formação acadêmica: realizar um intercâmbio estudantil. Os alunos selecionados da UCPel que irão estudar em universidades de Portugal já se encontram na última fase dos preparativos para a grande viagem. São eles: Fernanda Kaufmann e Luíze de Melo, de Ciências Biológicas, João Ricardo Medeiros e Márcio Gonçalves, de Medicina, Paula Mesquita, de Fisioterapia, e Felipe Soares, de Comunicação Social – Jornalismo.

O coordenador do Programa na Universidade, professor Jean Pierre Oses, disse que o interesse dos alunos em participar somado às suas atividades acadêmicas foram fatores decisivos na seleção. Ele ainda expôs que o avanço que esse intercâmbio trará para a vida acadêmica desses alunos será importantíssimo. Eles, por sua vez, parecem partilhar da mesma opinião do professor.

João Ricardo, 22, irá passar um ano estudando na Universidade da Beira do Interior, da cidade de Covilhã. Ele lembra que acabará se formando depois seus colegas, mas acha que a experiência adquirida será de extrema valia. O estudante do sexto semestre de Medicina acredita que poderá adquirir um grande conhecimento na área acadêmica, nas rotinas laboratoriais e na parte de neurociência, sua área de maior interesse.

Já Fernanda, 21, decidiu encurtar para seis meses o período em que ficará na Universidade de Coimbra. Ela conta que nunca morou longe dos pais e, por isso, achou melhor a experiência de um semestre. Além disso, Fernanda acredita que a oportunidade trará benefícios não apenas para ela, mas para a Universidade Católica de Pelotas também, pois a Instituição estará, cada vez mais, contando com representantes que se destacam em suas áreas de atuação.

Os alunos da UCPel embarcam para Portugal entre o fim de setembro e o início de outubro.