Estudantes do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão tendo a oportunidade de auxiliar no tratamento das crianças que são usuárias do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) Canguru. Sob a supervisão da coordenadora do curso, professora Carmen Lopes, duas acadêmicas auxiliam os profissionais do Centro, realizando o acompanhamento dos usuários e de suas famílias.
Acadêmica do sexto semestre de Psicologia, Fabiana Borges Medeiros, diz que o trabalho voluntário está contribuindo muito mais do que para a formação profissional. “É um aprendizado que vai além da questão meramente operacional. Temos a oportunidade de nos inserir no contexto em que vive o paciente, conhecer a sua realidade social e contribuir para a melhora do quadro apresentado”, ressalta.
No mínimo três horas da sua semana são dedicadas aos pequenos usuários do CAPSi Canguru. Acompanhada da colega do sétimo semestre, Luisa Lopes, a futura Psicóloga conta que realiza atendimento aos pais, faz avaliações e ajuda na organização de oficinas destinadas aos pequenos.
Desde o início de setembro, um convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Pelotas e a UCPel tem oportunizado a realização do trabalho. A Universidade também é responsável pela coordenação técnica do Centro. Todas as atividades que estão sendo desenvolvidas seguem as normas do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró Saúde) e do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde) – Saúde Mental.