Os alunos do 2º semestre do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) desenvolveram materiais informativos sobre temas relacionados à violência contra a mulher, durante a Oficina Agosto Lilás. A atividade, realizada na última semana, além de proporcionar aprendizado e reflexão aos alunos, resultou em materiais que foram utilizados no Serviço de Assistência Jurídica (SAJ), no Direito na Rua, e que serão novamente usados durante a visita ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Os materiais visam conscientizar sobre as violências sofridas diariamente por mulheres, e expor o cenário violento no qual estão inseridas - principalmente na cidade de Pelotas - demonstrando o aumento nas tentativas de feminicídio, nos casos de lesão corporal e nas ocorrências de ameaças contra mulheres no município durante o ano de 2023.
Sobre o Agosto Lilás
O mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres tem como objetivo dar visibilidade ao tema e ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, além dos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia.
Redação Pedro Vargas