Alunos do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participarão do encontro EMICRO/SIM 2014, que engloba a 16ª Escola de Microeletrônica Sul (EMICRO) e o 29° Simpósio Sul de Microeletrônica (SIM). Os eventos serão realizados na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Alegrete, de 06 a 09 de maio. Ao todo, irão participar cinco alunos da UCPel e o egresso Thiago Pontes, que apresentará sua pesquisa Estudo e desenvolvimento de um veiculo aéreo não tripulado.
A 16ª Escola de Microeletrônica Sul terá uma série de palestras avançadas com palestrantes internacionais, que têm como finalidade apresentar e discutir tópicos avançados diversos com ênfase no estado-da-arte em microeletrônica. Também será oferecido um Curso Introdutório de Projeto de Circuitos Integrados com o objetivo de apresentar o fluxo básico de projeto, bem como suas etapas e particularidades, para profissionais da indústria, professores e estudantes que queiram conhecer esta área tecnológica.
O 29º Simpósio Sul de Microeletrônica tem por objetivo apresentar e discutir trabalhos de pesquisa na área de microeletrônica em desenvolvimento no Sul do país, selecionados nos mais diferentes tópicos relacionados com esta área tecnológica. O evento tem como público-alvo professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos com trabalhos de pesquisas na área de microeletrônica. O evento busca a participação tanto de trabalhos que estejam em etapas avançadas, bem como de trabalhos com ideias promissoras e resultados ainda iniciais.
Egresso de Engenharia Eletrônica da UCPel, Thiago Pontes irá apresentar seu trabalho no Simpósio Sul de Microeletrônica, onde os alunos de graduação e pós-graduação têm a oportunidade de apresentar suas pesquisas. Os demais alunos da UCPel irão participar da Escola de Microeletrônica, onde poderão aprender mais sobre a área através de palestras e minicursos.
O professor da UCPel Eduardo Costa destaca a importância da participação dos estudantes. “É a oportunidade de os alunos aprenderem um pouco mais dessa área que envolve o projeto de circuitos integrados nos diferentes níveis de abstração. Ou seja, desde o processo de fabricação até o projeto de arquiteturas dedicadas envolvendo técnicas para o aumento de desempenho e redução do consumo de potencia”, explica.
Mais informações sobre os eventos podem ser conferidas
aqui.