“Por uma vida sem preconceitos”. É com base neste slogan que um grupo de alunos do oitavo semestre do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) organiza o projeto “Eficiente”, que visa a sensibilização da população para a situação das pessoas que possuem necessidades especiais. O principal objetivo da ação é incentivar empregadores a contratar o serviço deste público e tentar minimizar o preconceito da sociedade.
A iniciativa conta com o apoio do posto Cidadão Capaz, empresa que já investe há algum tempo nesses profissionais. “O suporte que o posto esta nos dando é fundamental para o amadurecimento e a criação de idéias envolvendo os deficientes. Através dessa experiência conseguimos concluir e fortalecer ações, como o banco de dados”, disse o estudante de Jornalismo Matheus Cardozo. “Queremos colaborar para oportunizar e igualar o direito de mercado para este público”.
O banco de dados a que Cardozo se refere será destinado a armazenar informações pessoais e experiências profissionais de pessoas com necessidades especiais que procurarem o projeto para se candidatar a uma vaga de emprego. “Após, faremos este contato intermediário entre eles e as empresas”, explicou a acadêmica Margô Bendjouya.
A equipe, formada por Cardozo, Margô, Leandro Prado, Pietro Segatto, Thaísa Gomes e Viviane Moraes, está preparando uma campanha publicitária e jornalística, com a elaboração de informativos, cartazes, banners e um vídeo sobre a inclusão dos portadores de necessidades especiais no convívio social. “Esperamos que o projeto tenha uma sistemática perene, e que seja interessante no ponto de vista da ação social. As estratégias estão voltadas para a questão de preconceito no trabalho, algo que nos dias atuais é inadmissível”, disse Thaísa Gomes.
O cadastramento para a participação no projeto pode ser feito pelo site
www.eficiente.com.br. A página estará disponível logo após a abertura oficial do programa, às 19h30min desta quarta-feira (19), na Casa da Criança São Francisco de Paula (na esquina das ruas Uruguai e Quinze de Novembro).