/ Notícias / Alunos da Psicologia desenvolvem atendimento psicossocial
Alunos da Psicologia desenvolvem atendimento psicossocial
16.06.2014 | 17:50 | #psicologia
Alunos da Psicologia desenvolvem atendimento psicossocial
Acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promovem, sob orientação da professora Carmem Lopes, um projeto intitulado Grupo de Recepção. A iniciativa visa acolher pessoas que necessitam de atendimento psicológico e encaminhar cada caso para o local mais adequado. O projeto Grupo de Recepção existe há dois anos e é realizado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) - Escola e Infantil, além de estar em teste na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pestano.

O Grupo de Recepção consiste em uma acolhida feita para as pessoas que buscam atendimento psicológico e tem por objetivo agilizar o atendimento e eliminar filas de espera. No grupo trabalham aproximadamente seis pessoas que acompanham caso a caso e, posteriormente, encaminham, conforme o quadro apresentado, para as UBS, para a Clínica Psicológica ou para os CAPS.

De acordo com a professora Carmem, esses projetos cumprem seu propósito na medida em que as pessoas reconhecem onde buscar ajuda. "Embora os alunos estejam acolhendo a dor e o sofrimento, há o objetivo de atender o mais rápido possível para amenizar a dor das pessoas. E eles estão aprendendo com isso, inclusive em termos de saúde pública. Portanto, o projeto possui, também, um caráter educativo”, destacou a professora.

Os grupos ocorrem nos CAPS, às terças-feiras, e na UBS do Pestano, às segundas, sempre no turno da manhã.