Acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promovem, sob orientação da professora Carmem Lopes, um projeto intitulado Grupo de Recepção. A iniciativa visa acolher pessoas que necessitam de atendimento psicológico e encaminhar cada caso para o local mais adequado. O projeto Grupo de Recepção existe há dois anos e é realizado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) - Escola e Infantil, além de estar em teste na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pestano.
O Grupo de Recepção consiste em uma acolhida feita para as pessoas que buscam atendimento psicológico e tem por objetivo agilizar o atendimento e eliminar filas de espera. No grupo trabalham aproximadamente seis pessoas que acompanham caso a caso e, posteriormente, encaminham, conforme o quadro apresentado, para as UBS, para a Clínica Psicológica ou para os CAPS.
De acordo com a professora Carmem, esses projetos cumprem seu propósito na medida em que as pessoas reconhecem onde buscar ajuda. "Embora os alunos estejam acolhendo a dor e o sofrimento, há o objetivo de atender o mais rápido possível para amenizar a dor das pessoas. E eles estão aprendendo com isso, inclusive em termos de saúde pública. Portanto, o projeto possui, também, um caráter educativo”, destacou a professora.
Os grupos ocorrem nos CAPS, às terças-feiras, e na UBS do Pestano, às segundas, sempre no turno da manhã.