/ Notícias / Alunos da Moda se envolvem em projetos com a comunidade
Alunos da Moda se envolvem em projetos com a comunidade
25.08.2008 | 00:00
Alunos da Moda se envolvem em projetos com a comunidade

Um total de 12 projetos irá mobilizar o curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) neste semestre. A proposta é fazer com que os acadêmicos experimentem a vivência profissional ao serem inseridos na realidade do mercado. Até agora, foram formalizadas sete parcerias com empresas locais e nacionais. A meta é aumentar esse número.

As atividades extracurriculares envolvem consultorias, estudos de modelagem e criação de coleções. Durante a execução dos trabalhos, os alunos serão acompanhados pelos professores. As ações devem ocorrer em períodos diferentes até o fim do ano, culminando com o “UCPel Fashion Day”, projeto que encerra o segundo semestre letivo de 2008.

No encontro em que as atividades planejadas foram apresentadas, quase 50% dos acadêmicos aceitaram os desafios e se encaixaram em um ou mais trabalhos. Dentro das propostas, os alunos escolheram aquelas coerentes com o estágio de aprendizado em que se encontram no curso.

De acordo com a coordenadora, professora Lígia Allgayer Osório, o interesse demonstrado pelos estudantes é motivo de destaque. “Dos nossos 60 alunos, 28 estão envolvidos nas ações extracurriculares”, disse. A professora ainda ressalta que eles estão preparados para atuarem junto à comunidade. “Em outras experiências que tivemos, eles responderam de forma excelente. Os alunos já têm maturidade suficiente para assumirem essa responsabilidade”.

Os projetos
O primeiro projeto apresentado pela coordenação do curso na reunião com os estudantes envolve o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera. Para a instituição será criada uma coleção voltada para produtos em malha retilínea.

Para a Griffe UCPel estão planejadas duas ações. A primeira, em parceria com a Têxtil Canatiba, propõe a produção de peças em estilo alfaiataria, utilizando o jeans como tecido. A segunda prevê uma pesquisa, onde serão coletadas informações dentro da Universidade para conhecer a intenção de compra da comunidade acadêmica.

Um dos destaques é o projeto “Moda na Rua”. Para esta ação será desenvolvida uma pequena coleção, apresentada em um desfile. As peças serão comercializadas. O curso também planeja a participação no Moda Pelotas, que ocorre em outubro. Outra atividade que promete mobilizar o setor ligado à moda é o “UCPel Fashion Day”, que dever ser realizado no fim do ano.

Os demais projetos envolvem empresas de diversos setores. Para a Cirsol, os alunos darão consultoria na área de desenvolvimento de coleção, modelagem e gestão de produção para produtos de lingerie para tamanhos grandes.

A parceria com as lojas C&A tem como proposta planejar a apresentação de assuntos ligados à moda para os colaboradores da empresa. Com a Picharias, que confecciona roupas infantis em Jaguarão, está prevista a criação de uma nova linha de produtos. Em conjunto com a Emilice Calçados, serão desenvolvidas atividades pontuais junto à loja.

Outro trabalho que merece ênfase é o planejamento e acompanhamento de uma coleção para uma empresa de supermercado. O diferencial é que os alunos deverão desenvolver as criações em cima de um preço estipulado. “A proposta é criar um produto de qualidade, com design diferente e inovador, mas que tenha um preço acessível”, explica Lígia.

Finaliza a lista de projetos a parceria com o Sindicato de Indústria de Confecção para promover atividades dentro de empresas de confecções nas várias áreas de produção.

Novas parcerias
Na próxima quinta-feira (28), o curso promove um encontro para reunir os interessados em confecção como costureiras e lojistas. A proposta é estabelecer novas parcerias para integrar os alunos e o setor de moda da cidade. A atividade ocorre às 18h30min, nas instalações do curso de Moda no Campus 2 da Católica (Almirante Barroso, 1202).

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?