/ Notícias / Alunos da Medicina realizam atividades em asilo
Alunos da Medicina realizam atividades em asilo
19.04.2012 | 10:50 | #medicina
Alunos da Medicina realizam atividades em asilo
Alunos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que estão cursando a disciplina de Propedêutica Médica realizaram atividades com os idosos do Asilo de Mendigos de Pelotas. Nas visitas, os estudantes fizeram uma avaliação geriátrica que englobou testes para memória, cognição, depressão, equilíbrio e marcha. O resultado foi tão positivo que os alunos resolveram, por conta própria, manter o contato com os idosos do local.

Segundo a professora Vanessa Collete, o objetivo foi desenvolver habilidades para a prática da entrevista geriátrica e treinamento da aplicação dos questionários padronizados para essa população. Os resultados, no entanto, foram maiores do que todos esperavam. “A atividade ultrapassou as expectativas e despertou nos alunos sentimentos de compaixão, caridade e respeito ao paciente idoso”, conta Vanessa.

Por conta desta reação positiva dos alunos e dos moradores do asilo, esta semana um grupo de estudantes retornou ao local e realizou atividades de entretenimento, além da doação de fraldas geriátricas arrecadadas pelos próprios acadêmicos.

Num primeiro momento, os alunos eram superivisionados pelas professoras Isabel Lorenzet, Saskia de Boer, Vanessa Collete e Berenice Knuth. Agora, sob orientação da professora de Necessidades em Saúde, Tatiana Louzada, os futuros médicos pretendem continuar realizando as visitações ao asilo semanalmente.