/ Notícias / Alunos da Federal realizam curso de Taxidermia na UCPel
Alunos da Federal realizam curso de Taxidermia na UCPel
30.09.2011 | 17:15
Alunos da Federal realizam curso de Taxidermia na UCPel
Desde a última segunda-feira (26), um grupo de 12 alunos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou um curso de Taxidermia no Laboratório de Zoologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A parceria entre as universidades é iniciativa dos alunos da Federal, que há três anos promovem a atividade para a sua semana acadêmica, a Sabio, este ano em sua décima segunda edição. O evento ocorreu durante todas as manhãs, durante cinco dias e encerrou-se nesta sexta (30).

O minicurso, denominado “Introdução à Taxidermia de aves e mamíferos”, foi ministrado pela bióloga e laboratorista da UCPel Maria Helena Vaz. Consiste no ensino de técnicas de conservação de materiais de coleção científica, como pele, ossos e parasitas de animais. No caso específico deste curso, de um furão, de uma gaivota e de um quero-quero. O objetivo desse trabalho é coletar e armazenar material para posterior pesquisa.

Outra vertente da taxidermia, mais conhecida do público em geral, são as coleções didáticas, ou seja, as coleções de animais empalhados para visitação. Mas, essa técnica, segundo Maria Helena, não é ensinada para não incentivar a prática para outros fins que não de pesquisa. De fato, mesmo para a coleção científica, os alunos têm o compromisso de utilizar as técnicas aprendidas com finalidades acadêmico-científicas.

Para a bacharel em Ciências Biológicas e hoje estudante de licenciatura da Federal, Simone das Neves, a integração entre as universidades é importante porque permite a comparação entre diferentes técnicas de conservação. “A gente aprende bastante coisa nova”, disse. Segundo a estudante do sexto semestre e uma das organizadoras da Semana Acadêmica, Célia Miranda, o curso é um dos que apresenta maior procura na Sabio, sendo um dos primeiros a preencher o número de vagas.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?