Um grupo de nove alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi destaque no 5º Concrebol, evento que ocorreu no início do mês, em Salvador, na Bahia, durante a realização do 50º Congresso Brasileiro do Concreto. A equipe, que era a única representante do Rio Grande do Sul, foi a segunda colocada na competição nacional. A proposta do concurso era construir uma bola de concreto simples, com dimensões pré-estabelecidas para testar a habilidade dos competidores no desenvolvimento de um método construtivo.
O grande desafio para os acadêmicos envolvidos foi trabalhar na combinação de materiais para alcançar um concreto mais resistente, como os utilizados em obras de grandes estruturas. De acordo com o estudante Fernando Knabach, a bola é apenas uma forma de tornar a competição mais interessante. “É um diferencial, uma maneira de tornar mais atrativo”, ressalta.
Durante o evento as duas bolas desenvolvidas pela equipe da UCPel competiram com outras 30, de universidades de todo o país. Os trabalhos foram avaliados em três etapas. A primeira testou se os parâmetros de peso e medida exigidos pela organização do evento foram observados. Na seqüência, um jogo de futebol simulado verificou a capacidade da bola de rolar segundo uma trajetória retilínea quando impulsionada por um pêndulo. O objetivo era fazer o gol. A última prova testou a resistência do concreto.
O grupo da Católica teve êxito em todos os desafios. No quesito peso a bola foi a mais leve de todas as concorrentes, pesando 13 kg. Porém, uma pequena diferença na pontuação deixou os alunos na segunda colocação. De acordo com a orientadora dos acadêmicos no trabalho, professora Ariela Torres, a conquista foi um sucesso.
“Foi a primeira vez que participamos do Concrebol. Outras universidades que já participam há várias edições ficaram atrás da Católica. Os alunos decidiram participar em maio e por isso tivemos pouco tempo. As equipes de outras instituições se preparam por mais de um ano para concorrer. Mesmo tendo apenas quatro meses para realizar o trabalho eles conseguiram o segundo lugar”, destaca a professora.
Os alunos receberam a placa pelo segundo lugar durante o jantar de encerramento do congresso. A solenidade reuniu mais de mil pessoas, entre elas empresários do setor de engenharia civil. O diretor do Centro Politécnico, professor Paulo Guterres, ressaltou que a participação dos alunos da UCPel e o bom desempenho deles abriu portas para oportunidades de emprego.
A equipe foi formada pelos alunos Stael Padilha, capitão do grupo, André Ferreira, Fernando Knabach, Jean Rodrigues, Martin Vergara da Silva, Mauricio Porciuncula, Mauro Guilayn Santos da Silva, Michel Alpoim e Rafael Jouglard. De acordo com Ariela, dois desses alunos não são formandos e já se preparam para participar da próxima edição do Concrebol.

Equipe da UCPel foi vice-campeã nacional