Uma aula sobre a história de Pelotas e sobre a tradição de um dos mais conhecidos teatros do país. Cerca de trinta alunos do terceiro semestre do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e do segundo semestre do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram uma visita guiada pelas instalações do Theatro Guarany, que este ano completa noventa anos de fundação. A atividade ocorreu na noite de terça-feira (03).
A iniciativa surgiu da parceria entre os dois cursos. Conforme a coordenadora e professora do Turismo, Cristina Porciúncula, “a finalidade da visita foi proporcionar um conhecimento aprofundado e mais detalhado da história da cidade, conhecendo e valorizando nossa arte, nosso patrimônio e nossa cultura”. A atividade também contou com a participação do professor do Turismo, Daniel Botelho.
Sobre o Guarany
Idealizado pelo coronel Rosauro Zambrano, abastado comerciante e charqueador pelotense, o Theatro Guarany foi construído por ele para suprir a demanda em uma época em que a cultura atingia seu ápice. Os espetáculos teatrais, óperas e operetas encantavam os apaixonados pelos palcos, luzes, sons e encenações. Desde então, mantido pela família Zambrano, ostenta sua edificação original, em estilo neoclássico. Recentes reformas em camarins, palco, coxias, foyer e bar tornaram o Guarany mais receptivo e aconchegante para receber seus artistas e freqüentadores.