/ Notícias / Alunos comemoram Dia do Jornalista com visita a veículos de comunicação
Alunos comemoram Dia do Jornalista com visita a veículos de comunicação
09.04.2015 | 15:47 | #jornalismo
Alunos comemoram Dia do Jornalista com visita a veículos de comunicação
Um grupo de 20 alunos da disciplina de Introdução à Comunicação, do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realizou, na última terça-feira (07), uma visita à RBS TV. A atividade foi alusiva ao Dia do Jornalista, comemorado na data.

Além de conhecer um pouco do cotidiano da emissora de televisão, os acadêmicos assistiram ao vivo ao Jornal do Almoço, apresentado pela jornalista egressa da UCPel Maíra Lessa, e conheceram, também, os estúdios das rádios Gaúcha e Atlântida. Também ex-aluno da Católica, o repórter Daniel Trzeciak recepcionou o grupo, juntamente ao acadêmico do sétimo semestre Mateus Marques, que estagia na RBS há cerca de sete meses.

Os estudantes foram acompanhados da professora da disciplina, Cristina Porciúncula.

Origem da data
O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem ao jornalista e médico Giovanni Battista Libero Badaró. Importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil, Badaró foi assassinado em novembro de 1830, em São Paulo, por inimigos políticos. O movimento popular gerado por sua morte levou o então imperador Dom Pedro I a abdicar do trono em 07 de abril de 1831. O Dia do Jornalista foi instituído cem anos após o acontecimento, em 1931.